Polo UAB realiza pesquisa para trazer mais cursos de graduação e pós-graduação gratuitos para os moradores da região

Você tem o sonho de fazer um curso superior, mas não tem condições de arcar com o valor da mensalidade? Então o que talvez você não saiba é que Frutal conta com polo da Universidade Aberta do Brasil que oferece cursos de graduação e pós-graduação totalmente gratuito.

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.

Atualmente, o polo UAB em Frutal está localizado no complexo da UEMG e oferece cursos de graduação, bacharelado e pós-graduação. Dentre as opções disponibilizadas para os estudantes da região estão pedagogia, letras, matemática, licenciatura em computação e pós-graduação em gestão de saúde.

A Prefeitura de Frutal é a mantenedora do polo e custeia o funcionamento da unidade em nosso município. Atualmente, 200 estudantes estão matriculados no polo, contudo as aulas estão sendo ministradas remotamente. “Normalmente, as aulas presenciais ocorriam aos sábados e também durante a semana havia a orientação com relação a trabalhos e atividades, mas por conta da pandemia tudo está ocorrendo de forma online”, Juliana de Oliveira, coordenadora do polo UAB em Frutal.

Hoje, os cursos de graduação, bacharelado e pós-graduação disponibilizados pela UAB de Frutal seguem a metodologia e as grades curriculares de duas instituições de ensino reconhecidas nacionalmente: o Instituto Federal do Triângulo Mineiro e Universidade do Estado de Minas Gerais. “E dependendo do curso escolhido pelo estudante a entrada no polo se dará de maneira diferente, em alguns cursos a pessoa deve fazer vestibular e em outras o estudante será selecionado através da nota do ENEM”.

E preocupada em oferecer ainda mais opções de cursos para a população frutalense e da região, o polo da UAB da nossa cidade está promovendo uma espécie de pesquisa de mercado (que você pode responder no link abaixo).  “A nova gestão da Prefeitura de Frutal está muito preocupada em democratizar o acesso ao ensino superior, por isso, o Executivo, as entidades que oferecem os cursos e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior estão articulando para trazer novos cursos para a nossa cidade. Mas para atender a necessidade e o desejo dos estudantes decidimos promover essa pesquisa em cada a pessoa pode escolher até três cursos dentre as seguintes opções: letras, matemática, computação, pedagogia, história, licenciatura em educação especial e educação física. Já entre as opções de pós-graduações nós temos: gestão pública, ensino de matemática no ensino médio, ensino de filosofia no ensino médio e gestão em saúde”.

Responda a pesquisa acessando o link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScUg9suzBn8UFwElIoyaVnwpicK_YvvfligtA__tY2ztB6Msg/viewform

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: