Na contramão da seca, Coopercitrus recupera 52 nascentes

O Projeto Olho D’Água, desenvolvido pela Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, em parceria com a Nortox, recuperou 52 minas e nascentes de propriedades rurais no Estado de São Paulo, nos seis primeiros meses de 2021. Os números são significativos. Essas minas representam a vazão de 814.172 mil litros de água por dia, suficiente para abastecer sete mil pessoas ou para a irrigação de 33 ha de café, por exemplo.

A água é um elemento básico para a produção de qualquer cultura, de modo que o período de estiagem prolongada prejudica a produção agropecuária. Diante do agravamento da crise hídrica, com proporções mais acentuadas de junho a setembro, assegurar água para o consumo humano, animal e para a agricultura em condições adequadas tornou-se um desafio cada vez maior. Além de contribuir com a sustentabilidade ambiental, o Projeto Olho D’Água destaca-se como uma alternativa importante diante deste cenário tão crítico.

“A água é o principal insumo do agronegócio. No momento em que a gente está vivendo, contar com uma maior disponibilidade de água é contribuir com a preservação do meio ambiente, com a sanidade dos animais e com a irrigação da lavoura. O projeto está deixando nossos cooperados satisfeitos e está alinhado com nosso propósito”, avalia o coordenador ambiental da Coopercitrus, Álvaro de Azevedo.

Projeto Olho D’Água

Fruto da parceria entre Coopercitrus e Nortox, o Projeto Olho D’Água tem como objetivo fortalecer as políticas de sustentabilidade dentro das propriedades rurais, contribuindo com o aumento da disponibilidade de água e da biodiversidade, reduzindo assim o risco de assoreamento e desertificação.

Desde o início do projeto, em 2019, até o final de 2020, foram recuperadas 63 nascentes, contribuindo com aumento da capacidade hídrica para cerca de 1,6 milhão de litros de água por dia, quase mil vezes mais do que a disponibilidade de água às propriedades rurais e comunidades do entorno.

O projeto funciona da seguinte forma: a Nortox atua com a estrutura do Olho D’Água, e a Coopercitrus garante atribuição da recuperação de nascentes aos produtores rurais, com assistência e a articulação. O serviço e a consultoria são gratuitos aos cooperados, sendo que o produtor fica responsável por disponibilizar mão de obra e materiais para as obras necessárias na recuperação das minas.

O coordenador ambiental da cooperativa, Azevedo, explica que as minas são localizadas e restauradas, retirando os detritos que entopem ou escondem a saída d’água. Com isso, a vazão aumenta e deságua em corpos de água, como represas, lagos ou córregos para abastecer a propriedade rural e as cidades no entorno.

Colhendo bons resultados
A pecuarista Vânia de Oliveira, na região de Avaí, SP, comemora a restauração de oito minas desassoreadas em abril deste ano. Satisfeita com a recuperação das minas, a cooperada está determinada a tornar sua produção de gado de corte autossustentável. Seu próximo projeto é investir na instalação de energia fotovoltaica para alimentar um sistema de irrigação para a pastagem.

“Hoje em dia as pessoas só pensam em tirar e não repor. Mas como na propriedade nós temos várias nascentes, decidi investir e já obtive bons resultados. Também pretendo fazer um projeto de reflorestamento nas áreas de preservação permanente”, antecipa a cooperada.

A recuperação de seis minas propiciou aumento da capacidade hídrica e irrigação mais eficiente nos pomares da Lian Citrus, localizada na região de Bebedouro, SP. O gerente de pesquisa e desenvolvimento da empresa, Pedro Lian, e o supervisor administrativo, Cristiano Belini, contam que tem investido em cuidados para as áreas de preservação permanentes e a recuperação ambiental, plantando árvores nativas nas cinco propriedades rurais da empresa.

“Quando conhecemos o Projeto Olho D’Água, conseguimos dar um passo a mais. A cada dia, precisamos preservar os recursos para garantir a qualidade e a quantidade de alimentos que a população mundial precisa”, pondera Pedro.

Combo sustentável
Associado ao projeto de recuperação de minas a Fundação Coopercitrus Credicitrus agrega o projeto CooperSemear, que presta apoio técnico para reflorestamento de áreas de reserva legal e Áreas de Preservação Permanentes (APPs).

O programa elabora projeto com base na necessidade de cada produtor, a partir da realização de diagnóstico com base em documentação cadastral e visita presencial nas propriedades rurais. As mudas são disponibilizadas gratuitamente pelo viveiro da Fundação Coopercitrus Credicitrus e o cooperado fica responsável pela mão de obra de plantio e eventuais adequações. “Quando recuperamos uma nascente, a vegetação no entorno é fundamental para preservar a vazão de água e o cumprimento das legislações ambientais”, salienta Álvaro.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: