Geada gerou congelamento e queima de culturas na área rural de Frutal e região. Veja fotos

A baixa temperatura registrada na madrugada do dia 20, com pontos de geada pela região já estão refletindo nos produtores. Informações de estações meteorológicas instaladas na região acusaram temperaturas de até -4ºC em alguns pontos entre Frutal e Conceição das Alagoas.

O Blog do Portari conversou com a engenheira agrônoma Samira Furtado de Queiroz, parceira da Coterra, que atende diversos produtores entre Frutal e Conceição das Alagoas, que alertou que as baixas temperaturas poderão prejudicar principalmente as culturas de feijão, abacaxi e até cana de açúcar. “As baixas temperaturas proporcionaram perdas de produtividade e produção nas culturas. Para o feijão em algumas áreas as perdas são irreversíveis. O grão não consegue atingir o seu grau de maturação, o congelamento das vagens promovem o apodrecimento e desligamento dos grãos do suprimento nutricional”, explica.

Ela aponta ainda que para os abacaxicultores a situação também é preocupante, as áreas que já estavam em ponto de colheita da Frutal. “A geada promove queimas, amolecimento e trincas na malha do abacaxi. Com essas características a fruta torna-se pouco atrativa no mercado, perdendo o seu valor comercial.  Com a alta dos insumos agrícolas e condições edafoclimáticos não favoráveis, podemos esperar maiores preços nas prateleiras de supermercados”, alerta.

Conforme foi apontado também, a cana de açúcar chegou a gerar pontos de congelamento nas pontas das áreas cultivadas, o que também pode trazer prejuízos para essa cultura.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: