Chuva de Meteoros Líridas terá máxima intensidade nessa madrugada

Ocorrerá na madrugada desta quinta feira (22), a máxima da Líridas, uma das principais chuvas de meteoros anuais. A Líridas é considerada uma chuva de média intensidade, que costuma gerar até 18 meteoros por hora em locais favoráveis. Ela também é a primeira das principais chuvas anuais a ocorrer depois da “seca” de meteoros que ocorre após a Quadrântidas, que tem máxima em 3 de janeiro. Por encerrar essa seca e também pelo fato da Quadrântidas praticamente não ser visível do Brasil, para muitos, a Líridas é considerada a primeira das grandes chuvas de meteoros do ano.

A Líridas é a mais antiga chuva de meteoros conhecida, sendo relatada há mais de 2700 anos pelos chineses. Ela ocorre quando a Terra atravessa a nuvem de detritos deixada pelo Cometa C/1861 G1 – Thatcher. Para nós brasileiros ela não é uma chuva tão intensa. Por aqui, teremos algo entre 7 e 15 meteoros por hora, mas apenas em locais escuros, afastados dos grandes centros urbanos. Ainda assim, é uma excelente oportunidade para encerrar a abstinência dos observadores de meteoros.

Uma chuva de meteoros é um espetáculo astronômico dos mais democráticos. Pode ser observada por qualquer pessoa que possua uma visão razoável e acesso a algum pedaço de céu. Não precisa de telescópios, câmeras e nem de nenhum equipamento especial. Basta ter disposição para perder algumas horas de sono e olhar para o céu.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/04/19/colunistas/chuva-de-meteoros-liridas-tera-maxima-essa-semana-saiba-como-observa-la/

blogdoportari #noticia #frutal #região #plantão #24hsdenoticia

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: