Noticias

Balanço para o final de ano

A atual gestão de Frutal está prestes a fechar seu primeiro ano de governo e pode-se de dizer que esse 2013 pode ser considerado um ano razoável ou regular para prefeito Mauri Alves. Isso porque, apesar dos imbróglios judiciais e eleitorais que, de certa forma, acabaram tomando todo o primeiro semestre do ano, sua gestão ainda não conseguiu se firmar em todos os sentidos.

Há pontos positivos a serem destacados, tais como a vinda do Grupo Marajó, que está construindo um posto de combustível na BR-153, vários anúncios de possíveis investidores que ainda não se transformaram em realidade, e o trabalho de recapeamento realizado nas ruas principais da cidade. Mais recentemente, a inauguração e iluminação do Parque dos Lagos agradaram à população. Acrescente-se aqui a preparação para o concurso público, que deveria ter seu edital publicado até esse mês e até agora não se materializou, porém, é fato que o concurso para 455 vagas irá acontecer de um jeito ou de outro.

Por outro lado, alguns setores ainda não conseguiram se “acertar” definitivamente: o hospital Frei Gabriel enfrentou três mortes misteriosas ao longo do ano (uma criança, um adolescente e uma mãe que havia acabado de dar a luz) e o hospital ainda é alvo de muitas críticas por parte de seus usuários, especialmente pelas longas filas no atendimento. Da mesma forma, alguns bairros que sonhavam com o asfalto, por enquanto, ainda vivem o drama da poeira e do barro. A prefeitura também não se posicionou oficialmente quanto à questão do ISPA e teve que lidar com uma série de comparações em relação à administração anterior.

Talvez o fato de ter mantido parte do secretariado municipal tenha feito com que houvesse essa mistura na cabeça da população quanto ao perfil da atual gestão: se por um lado houve mudanças como na secretaria de obras, comunicação, saúde, entre outras, setores importantes da cidade mantiveram-se os seus secretários: educação, promoção humana e fazenda.

Ao fechar o primeiro ano de gestão e se preparar para 2014, ano em que teremos eleições para deputados, senador, presidente e governador, o balanço a ser feito pelo prefeito Mauri Alves deverá ser minucioso. E, ao estilo de “administrador de empresas”, perfil esse vendido em sua campanha política e comprovado pelo sucesso que já teve com suas empresas, o prefeito deverá pegar a caneta e tomar as decisões para que possam alavancar, de vez, o seu governo a partir do próximo ano. Afinal de contas, passado outubro de 2014, começa a pré-campanha para prefeito…

Um abraço e até a próxima!

==

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: