Noticias

MG-255 / Dengue / Centro de Tradições Mineiras

O chefe de gabinete da Prefeitura de Frutal, Pedro Alves Borges, o prefeito de Iturama, Cláudio “Burrinho” e representantes da Associação dos municípios do Vale do Rio Grande (Amvarig) estiveram em reunião com o governador Antonio Anastasia, no dia 30 de outubro, em Belo Horizonte.

==

O objetivo do encontro foi reivindicar junto ao Governo do Estado, o recapeamento da MG 255, de Frutal a Iturama, principalmente um trecho de 14 quilômetros no município ituramense, que possui um movimento intenso de veículos e que não oferece condições adequadas de tráfego. De fato, a rodovia precisa de atenção!

==

Levantamento feito pela Vigilância Epidemiológica de Saúde mostra que o número de criadouros do mosquito transmissor da dengue em Frutal esta acima recomendando pelo Ministério da Saúde. A informação foi obtida por meio do LIRA (Levantamento Rápido de Índice), que tem o propósito de indicar o grau de infestação através do número de focos encontrados pelos agentes de saúde. O trabalho, feito três vezes ao ano, é realizado nos meses de janeiro, março e outubro.

==

O índice de infestação da cidade de Frutal ficou em 2%, o que é considerado médio risco, explica a educadora municipal em saúde, Miralda Silva Soares. “De acordo com o Ministério da Saúde, em cidades com o porte da nossa esse número deve ser inferior a 1%, e nós ficamos com o dobro, o que significa que encontramos muitos focos de dengue e precisamos trabalhar para alterar essa realidade”, afirma.

==

Nesta sexta-feira (8), no Parque dos Lagos, será realizada mais uma edição do Momento Cultural. Desta vez, o tema será a música sertaneja. Uma boa opção de lazer para a comunidade frutalense.

==

Nos últimos dias algumas pessoas têm se dedicado a tentar criticar ou desconstruir o movimento pela preservação do ISPA. Até agora ninguém apresentou um argumento sequer que justifique a demolição do prédio e apenas apresentaram ataques às pessoas mais mobilizadas na causa…

==

Gostaria muito de pedir aos que defendem a demolição que me listassem 10 motivos para a demolição do prédio. Só para lembrar, o Paço Municipal estava em frangalhos quando foi restaurado. Tenho imagens aqui e vou procurá-las para postar como era antes da reforma.

==

Agora, uma sugestão ao prefeito Mauri Alves: sei que ele pretende construir em Frutal um Centro de Tradições Mineiras, assim como lá no Rio Grande do Sul há o Centro de Tradições Gaúchas. O ISPA tem espaço para salas onde podem ser montadas exposições, ministrados cursos, área livre para danças e festas típicas, cozinha para preparar pratos típicos… Que tal?

==

E uma outra sugestão: se não quiser instalar o Centro de Tradições Mineiras lá, que tal fazer dali uma Escola Técnica? Já não estamos em vias de construir uma? Que tal uma parceria com Sesi, Senai, Senac, Governo Federal, Governo Estadual, e colocar ali outra escola técnica?

==

Enfim, usos para o prédio, há muitos. Basta ter imaginação. E o restauro do prédio, mais uma vez insisto: pode ser feito por Parcerias Público-Privadas, tal como foi feito com o Itaú a respeito do Paço Municipal. Nem é preciso mandar ninguém pegar enxadas para ir lá limpar o mato ou dizer que a prefeitura não tem dinheiro para tal…

==

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: