Noticias

Frutal e segurança

Se tem um tema recorrente nessa coluna é a segurança em Frutal. Essa é uma preocupação que nutro desde 2000, quando comecei a escrever artigos de opinião, e demonstra que aos longos dos anos, apesar de melhorar, a cidade vive em constante preocupação com assaltos, homicídios, furtos, dentre vários outros crimes.

Nessa semana, ao entrevistar o delegado regional Osório Tertius, ele destacou que os números “frios” demonstram que a cidade está com índices baixos de violência, mas que, a sensação de insegurança é normal diante de alguns crimes que chocam a comunidade, como o latrocínio de Neto da Mata ou roubos a mão armada. Analisando por esse ponto, concordo com o delegado regional. Porém, o choque, o trauma, o fato de ver pessoas da sociedade sendo vítimas das ações de bandidos faz brotar esse sentimento que todos estamos sendo vítimas de nossa própria cidade.

Para quem mora em Frutal há quase três décadas, como é o meu caso, não há como negar que a comparação com a cidade de antes com a de hoje é inevitável. E talvez apareça daí essa preocupação com a segurança. Porém, espero que, aos poucos essa sensação vá desaparecendo. E fico esperando que as autoridades constituídas também nos ajudem, buscando mais estrutura e efetivo para as nossas polícias, traga mais programas sociais, reforcem a nossa educação, enfim, todos os âmbitos que direta o indiretamente envolvem a segurança. Afinal, a segurança pública não é apenas obrigação deles, mas de todos, inclusive, dos políticos que nos representam. É o meu desejo, é o que espero. Para que não precisemos conviver com essa sensação de que, a qualquer hora, podemos ser a próxima vítima.

==

A novela eleitoral de Frutal está chegando ao fim. Com a audiência de julgamento de recurso marcado para o próximo dia 1 de outubro, os eleitores agora viverão a expectativa para saber o que vai acontecer daqui para frente. Mas acredito que, independente de resultados, a expectativa de todos é de que a justiça seja, definitivamente, feita. E que o ritmo da cidade possa voltar ao normal.

==

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: