Painel de monitoramento da covid-19 trará mais informações sobre óbitos registrados

Com objetivo de trazer ainda mais transparência às informações da covid-19 em Minas Gerais, o painel de monitoramento da doença, disponível em coronavirus.saude.mg.gov.br, passa a apresentar as datas de ocorrência do óbito e de confirmação por parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A mudança foi informada pelo secretário Carlos Eduardo Amaral, durante a coletiva virtual do dia.

“Esse detalhamento tem sido solicitado por órgãos da imprensa e também pela população por meio das redes sociais. Vamos trazer essas informações para que seja possível diferenciar com clareza o que são óbitos notificados e confirmados para covid-19, assim como a diferença entre data de ocorrência do óbito e data de confirmação pela SES-MG”, explicou Amaral.

Testagem por saliva

O secretário também falou sobre a testagem por saliva, nova forma de coleta adotada em Minas Gerais desde a última semana. “Já distribuímos os frascos específicos para essa nova forma de testagem e orientamos os laboratórios da rede, que fazem a coleta, para que tenham essa alternativa. Em alguns lugares, esse tipo de testagem já está acontecendo”, destacou.

O RT-PCR, testagem utilizada desde o início da epidemia, usa uma espécie de cotonete (swab) que é colocado no nariz e na cavidade oral. Já a testagem por saliva simplifica o processo e dispensa o uso de peças em falta no mercado.

De acordo com o secretário, a testagem por RT-PCR será mantida para alguns casos específicos, como para pacientes sedados que se encontram internados em terapia intensiva.

A nova forma de testagem é encabeçada pela Coordenação Estadual de Laboratório e Pesquisa da SES-MG, um grupo que conta com a participação de representantes da Fundação Ezequiel Dias (Funed), da Hemominas, da Fundação Oswaldo Cruz e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Belo Horizonte (Cerest).

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: