Escolas podem entrar no Minas Consciente. Mas ainda não há datas

Após reunião com o governo estadual esta semana, Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG) tenta incluir o setor entre as atividades do programa Minas Consciente e viabilizar retomada de aulas presenciais conforme os protocolos de cada etapa do plano de reabertura gradual das atividades.

O sindicato posiciona que um dos objetivos para a inserção das escolas no programa é que os estabelecimentos e as famílias possam se planejar melhor e ter uma perspectiva mais clara de retorno das atividades, mesmo sem uma data definida.

Até o momento, as escolas públicas e privadas não estão entre as atividades regidas pelo plano que prevê a reabertura gradual em três etapas: onda vermelha (mais restritiva), onda amarela (intermediária) e onda verde (a mais flexível). O avanço ou retrocesso é estabelecido de acordo com os indicadores de saúde de cada região.

Em entrevista coletiva ontem, o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Marcelo Cabral, posicionou que a inclusão das escolas no Minas Consciente ainda não está confirmada e nem tem data para entrar em vigor.

Segundo Cabral, a equipe técnica do Estado recebeu a proposta do sindicato e o material está sendo avaliado. “O protocolo sugerido pelo grupo (Sinep-MG) está sendo analisado. Esperamos dar um retorno rapidamente, no entanto é necessário que se faça avaliação baseada em critérios científicos e técnicos, sempre levando em consideração a possibilidade de consequências no retorno desse segmento”, disse.

O secretário-adjunto destacou também que não está definido em qual onda do programa Minas Consciente as escolas poderiam se enquadrar. “As crianças têm maior dificuldade de adaptação a esses protocolos e retornam para casa, para junto de seus pais e, eventualmente, de seus avós. Isso é relevante para a tomada de decisão”, reforçou.

Quanto as escolas públicas, Cabral informou que a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) também elabora protocolos de retorno às aulas, sob orientação da Secretaria de Estado de Saúde, mas não apresentou um cronograma para a volta das atividades presenciais.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: