Secretário de MG diz que 13° pode não ser pago em 2018

Após a primeira reunião com equipe de transição esta semana, o secretário de Governo de Minas Gerais, Odair Cunha (PT), informou à imprensa que o 13º salário dos servidores estaduais pode não ser pago em 2018. 

Em entrevista ao jornal Hoje em Dia, Cunha posicionou que ainda não há uma data definida para depósito do benefício natalino e uma resposta final só deve ser dada no próximo mês. “Nós ainda não temos um calendário possível. Existe uma comissão que está debatendo isso com os servidores do Estado. Nossa expectativa é de que nós tenhamos uma definição do 13º salário na primeira quinzena de dezembro”, afirmou.

O secretário estadual justificou que a situação financeira ainda é delicada, mas pondera que o Estado está em busca de recursos extraordinários para cumprir com as obrigações. “Nós não tivemos alteração da situação econômica do Estado de um ano para o outro. Nós temos um aprofundamento de uma crise. Agora, é claro que nós ainda estamos buscando recursos extraordinários para fazer frente às despesas”, salientou.

A possibilidade da nova gestão herdar a dívida com o funcionalismo trouxe preocupação ao coordenador da equipe de transição de Romeu Zema, o vereador Mateus Simões (Novo). Ele solicitou ao secretário da Fazenda, José Afonso Bicalho, para manter a equipe atualizada sobre as informações e também pediu todo o esforço possível do atual governo para quitar o 13 aos servidores no fim do ano.

No entanto, Simões adiantou que as contas públicas sinalizam que a situação do ano passado pode se repetir. “Não teve dinheiro em 2017 para fazer o pagamento do 13º salário lá, e a situação fiscal era menos dramática do que é a atual. Acho cada vez mais difícil que o governo consiga fazer o pagamento do 13º salário esse ano, o que a nós da transição causa uma preocupação profunda. 

No ano passado, o 13º salário dos servidores foi parcelado em quatro vezes e só foi quitado em abril de 2018. A exceção ficou por conta dos funcionários da Saúde e da Segurança Pública, que tiveram o vencimento dividido em duas vezes.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: