Concessão da BR-364 e BR-365 estão paradas no TCU

A concessão das rodovias BR-365 e BR-364, que passam pelo Triângulo Mineiro, deveria ocorrer até o final do primeiro semestre de 2018, segundo as previsões do governo federal. Contudo, o projeto ainda segue para análise do Tribunal de Contas da União (TCU).

Os estudos, contrato e minutas do edital para leilão foram remetidos à análise, sendo que o processo foi autuado no dia 25 de janeiro. Até a última terça-feira (14), ainda não havia nenhuma deliberação.

As discussões sobre o assunto começaram ainda em 2016, quando a União anunciou o interesse na privatização das duas rodovias. Na época, foi informada a tarifa máxima do pedágio no valor de R$ 13,46 a cada 100 quilômetros percorridos, no trecho total de 437 km que seriam leiloados.

Em maio de 2017, houve uma primeira audiência pública com representantes da pasta e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde foi informado que o edital do leilão deveria ser lançado até dezembro.

O projeto

O leilão faz parte do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) e vai compreender o trecho das rodovias entre o entroncamento com a BR-060 em Goiás e com a LMG-479, no contorno oeste de Uberlândia.

O trecho de 437 km entre Jataí (GO) e Uberlândia também faz conexão com as rodovias BR-050 e BR-153, que hoje já são privatizadas.

Na região mineira, as vias que serão leiloadas passam pelos municípios de Santa Vitória, Gurinhatã, Ituiutuba, Canápolis, Monte Alegre de Minas e Uberlândia.

Fonte: G1/Triângulo

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rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

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