Saúde prepara campanha para vacinar contra o sarampo e a pólio em Frutal

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo e poliomielite já tem data definida: de 6 e 26 de agosto, tendo 18 como o Dia D de mobilização nacional. A população alvo da vacinação para a pólio é composta de crianças de 1 até 4 anos 11 meses e 29 dias e para o sarampo, até os 49 anos.

Os recentes casos confirmados de sarampo nos estados do Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro deixaram um alerta para o risco de proliferação da doença pelo País. Mesmo sem nenhum caso registrado, a Secretaria da Saúde de Frutal está preparando uma mobilização para o período da campanha a fim de imunizar o maior número de pessoas possível.

O Brasil foi considerado livre do sarampo em 2016 e chegou a receber um certificado de eliminação de circulação do vírus. Atualmente, a doença voltou a ser motivo de preocupação entre os órgãos sanitários por conta dos novos casos e baixa cobertura vacinal.

O alto risco para retorno da poliomielite também preocupa. Por recomendação do Ministério Público Federal, os municípios precisam adotar as medidas necessárias para garantir o aumento da vacinação contra a doença. Conforme levantamento da secretaria de Saúde, Frutal têm menos de 50% das crianças protegidas contra a pólio.

De acordo com a secretária responsável pela pasta, Marília Gonçalves Martins, a equipe está programando uma mobilização para o período da campanha, que vai ter o dia 18 como pico das atividades. “Estamos trabalhando para imunizar o maior número de pessoas que se enquadram no grupo de risco” destacou a secretária.

Ainda segundo Marília as vacinas são referentes a tríplice viral e estão disponíveis na rotina das Unidades Básicas de Saúde para pessoas que estejam no calendário e não tenham o registro da vacina até 49 anos.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: