Noticias

Dilma, Aécio, Eduardo Campos… eleições presidenciais

Pouco comento sobre eleições presidenciais aqui, mas acho interessante dar uma olhada no que está acontecendo nacionalmente. Dilma Roussef já antecipou sua campanha para reeleição e se colocou como candidata petista para continuar no poder, dizendo que o país não pode voltar a ser governado por peessedebistas. Por outro lado, começam as movimentações para colocar Aécio Neves no circuito nacional de mídia em busca de fazê-lo conhecido em todo o país.

==

Por isso, o PSDB decidiu antecipar do dia 25 para o dia 19 de maio a convenção que vai escolher o senador Aécio Neves (MG) como o novo presidente do partido, em substituição ao deputado Sérgio Guerra (PE). A mudança de data permitirá aos tucanos utilizar imagens da convenção e da eleição de Aécio no programa eleitoral do partido, que deverá ser exibido no final de maio. A ideia é utilizar também as imagens nos 40 comerciais, de 30 segundo cada, que serão veiculados entre os dias 23 e 1º de junho.

==

A largada para as campanhas presidenciais foi dada em um ato político em São Paulo, mês passado, no qual o ex-presidente Lula lançou Dilma Rousseff à reeleição, para afastar as especulações de que poderia ser ele o candidato do PT em 2014. Ficou estabelecido também neste ato o adversário preferencial do PT: o PSDB do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do senador Aécio Neves. Foi neste encontro que se divulgou a cartilha comparando os dez anos de governo petista com a administração de FH, com números como o aumento real do salário mínimo e a queda de taxa básica de juros. E esta será a tônica da caravana de Lula.
==

Em nota, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato tucano à Presidência, considerou “curiosa” o que chamou de “obsessão” de Dilma pela oposição e recomendou à petista que seria “prudente” deixar o palanque e enfrentar “os reais desafios” do país. Para Aécio, o Brasil, que neste momento “precisa muito mais de uma presidente do que de uma candidata”, assimila com preocupação mais um “pífio resultado da economia” nacional, referindo-se ao PIB de 0,9% ano passado.

==

O pré-lançamento da campanha de Aécio não é, no entanto, consensual no PSDB. Tucanos ligados ao ex-governador José Serra, duas vezes derrotado na disputa pela presidência da República (2002 e 2010), criticam a “antecipação” da campanha, um ano e meio antes das eleições de outubro de 2014. “Acho cedo demais. O desgaste é maior que os benefícios com a antecipação da campanha eleitoral”, afirmou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que foi um dos cotados para ser o vice-presidente na chapa encabeçada por Serra em 2010.

==

Já o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, criticou a presidente Dilma Rousseff (PT) por antecipar o lançamento de sua candidatura à reeleição num momento em que, segundo ele, a petista tem dificuldades para fazer a economia voltar a crescer com vigor.

==

Por outro lado, a antecipação da eleição de 2014 para 2013 é considerada estratégica pelo colunista do Globo Merval Pereira. Em sua avaliação, o intuito do governo é “justamente pressionar os aliados a assumir o apoio à reeleição da presidente Dilma sem que tenham mais informações do que acontecerá no governo em 2013”. A missão é tentar agrupar a tropa política antes do tempo, afirma Merval, para assim “dificultar a situação dos eventuais candidatos que só terão viabilidade se conseguirem apoios dentro da própria área governista”.

==

Enfim.. é o que temos por enquanto. Resta agora pensar e analisar como vai se desdobrar as campanhas a partir de agora.

==

Volto logo mais.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: