Noticias

O começo do desafio da secretaria de esportes

O esporte em Frutal começa a dar seus primeiros passos nesse final de semana, com a abertura do campeonato municipal de futebol. Passados quase dois meses do início da gestão, e pouco mais de 15 dias do anúncio do secretário municipal, o campeonato será o primeiro desafio a ser cumprido pela pasta. O primeiro, mas não o único.

Nos últimos anos é fato que o esporte em Frutal andou um tanto quanto “escanteado”. A maior parte da verba era aplicada no futebol, uma parcela pequena para o atletismo, handebol e esportes radicais. Agora, com uma pasta independente e com um orçamento ainda modesto, cerca de R$600 mil para esse ano de 2013, o secretário chega com a missão de colocar “ordem no esporte”. Para isso, terá que diversificar – e muito – a distribuição das verbas para as mais variadas modalidades.

Há um anseio grande pelo apoio a equipes como a de futsal feminino que muitas vezes fica esquecida pela população. Assim como precisamos ter incentivo financeiro e apoio à equipes de artes marciais, vôlei e basquete. Diversificar é o melhor caminho para a cidade. Por estarmos em véspera de Copa do Mundo e, na sequência, receberemos os jogos olímpicos no Rio de Janeiro, o município poderia pensar em desenvolver um projeto como “Frutal Olímpico”, incentivando a prática de várias modalidades olimpícias e, quiçá, poderíamos ainda ter um frutalense representando o Brasil em 2016.

Mas tudo são propostas, sonhos e projetos. Antes de tudo isso é preciso que haja espaços físicos e profissionais capacitados para atender a essa demanda. E aí reside outro desafio do esporte. O Marretão já teve R$3 milhões liberados para a sua reforma. Mas não basta apenas o campo e a pista de atletismo. Precisaríamos de ginásios estruturados, tatames, enfim, uma série de espaços e equipamentos para dar conta do recado.

Aí está o desafio do vereador Edivalder Cheiroso. Ele assume pela primeira vez um cargo executivo e terá muito trabalho para a pasta ser destaque. Se conseguir, a cidade ganha. Se encontrar dificuldades, certamente as críticas não serão amáveis. Qual será o resultado? Só o tempo para dizer.

==

Anuncie! 34-9111-1345!

==

Capa do Jornal Pontal dessa semana

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: