Hemominas recicla profissionais da enfermagem e da saúde para lidarem com transfusão de sangue

2811palestrasangueA Fundação Hemominas em Frutal promoveu na manhã de quinta-feira (24), uma reciclagem voltada aos profissionais da saúde do município e aos técnicos e enfermeiros que atuam no Hospital Frei Gabriel na área de transfusão, em especial nos setores de internação e de urgência e emergência. Nesse dia, foi convidado para o treinamento o coordenador da agência local, o médico Ildo Luiz Carrilho de Castro.

Na oportunidade, Ildo Carrilho falou sobre a nova legislação em vigor referente à transfusão de sangue, os cuidados na hora do procedimento, quem poder tomar sangue e quais os tipos sanguíneos existentes. Segundo ele, hoje a transfusão é muito bem indicada até porque existem os exames laboratoriais que vão determinar a pessoa que precisa passar pelo procedimento ou não. “Na hora de se fazer uma transfusão de sangue ele tem que ser perfeitamente indicado e adequado”, observa.

Ao falar sobre a realidade do serviço prestado em Frutal, Ildo Carrilho afirma que o procedimento ocorre normalmente em casos envolvendo hemorragias causadas por acidente de trânsito, arma branca ou de fogo. Em relação ao tipo sanguíneo, como ocorre em todo o país, o mais difícil de ser encontrado é o O negativo. No entanto, felizmente, segundo o médico, a agência em Frutal tem tido o respaldo e o apoio necessários por parte da fundação Hemominas e, por enquanto, não tem havido falta do material.

Por outro lado, Ildo Carrilho alerta para as festas de fim de ano em que, normalmente, há um aumento considerável na utilização de sangue. Conforme explica, é natural que neste período haja uma procura maior pelo material e por isso, é fundamental manter o estoque em dia. Nesse sentido, o médico volta a reforçar o pedido para que os voluntários não deixem de doar jamais. Para isso, basta que o interessado procure a agência localizada na rua Antonio de Paula, no centro e faça o seu cadastramento. “Temos uma parceria com a prefeitura de Frutal que encaminha gratuitamente o voluntário para a cidade pólo nesse tipo de prestação de serviço que é Uberaba”, finaliza. (Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa do Hospital Frei Gabriel)

educando2016

rocha2016

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: