Em comemoração ao Novembro Azul, urologista fala sobre a prevenção do câncer de próstata

2411freigabrielEm comemoração à campanha nacional Novembro Azul, o médico urologista André Luiz Mendonça Feliciano, que atua no Hospital Frei Gabriel, foi convidado pelo grupo de humanização, na manhã de terça-feira (22), para falar sobre a prevenção do câncer de próstata. Nesse dia, os usuários que aguardavam por consulta no ambulatório também assistiram as apresentações de violão feitas pela jornalista Zilma de Oliveira e participaram do sorteio de brindes doados pelo comércio local.

Na opinião do médico André Luiz, é importante aproveitar este mês para fazer o máximo de divulgação possível como forma de conscientizar o público masculino. Segundo ele, caso a doença seja diagnosticada em fase inicial, as chances de cura são de 90%. Ainda falando em números, o urologista informa que, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, este ano estão previstos 60 mil novos casos. “A cada 7 minutos uma pessoa é diagnosticada com a doença e a cada 40 minutos, um homem morre”, lamenta.

Em Frutal, a boa notícia, segundo Andre Luiz, é que a doença tem sido diagnostica precocemente, isto graças à divulgação da campanha nos meios de comunicação e o apoio do público feminino junto aos seus companheiros ou familiares. Para ele, iniciativas como a do grupo de humanização também colaboram muito na prevenção da doença. “Enquanto o usuário aguarda por consulta, ele é orientado e informado, ao sair do hospital ele repassa as informações recebidas entre seu grupo de convívio”, observa.

De acordo com Andre Luiz, é necessário passar pelo exame de próstata o homem acima de 50 anos. Já aquele com histórico familiar da doença ou da raça negra, deve buscar pelo serviço a partir dos 45 anos. Para isso, ele precisa procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, de lá ele será encaminhado ao Hospital Frei Gabriel. Caso esteja tudo bem, será feito apenas o acompanhamento anual. Já se o exame for positivo, a pessoa será encaminhada ao Centro Viva Vida, para exames complementares e biopsia. “Se a doença for confirmada, o paciente inicia o tratamento nos hospitais de referência localizados em Barretos e Uberaba”, conclui.  (Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa do Hospital Frei Gabriel)

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: