História do Rádio em Frutal publicada em livro digital

capazilmaA história do rádio em Frutal agora está publicada em um livro digital. A obra, assinada pela jornalista Zilma de Oliveira, foi produzida como Trabalho de Conclusão de Curso na UEMG em Frutal sob orientação do professor Rodrigo Portari e coorientação da professora Gercina Angelo. Passados seis anos de sua defesa e aprovação com nota máxima, agora o texto virou publicação digital feita pela Editora Perspectiva por meio do projeto de extensão do Repositório Digital da UEMG, coordenado pelo professor Otávio Machado.
Nas páginas que compõem a obra – que é de acesso livre a todos em formato digital – é possível conhecer toda a trajetória do meio de comunicação mais popular em Frutal. Desde a idealização por parte do saudoso José Buzollo até o desenvolvimento das transmissões, uma parte importantíssima do trabalho está nas entrevistas e imagens colhidas com o próprio Buzollo e personagens que compuseram a primeira geração do rádio frutalense ainda na década de 1950: Pedro Borges, Osmar Silva, Jota Vasco e Geraldo Gonçalves. Apesar do enfoque principal ser a Rádio Frutal AM 1480Khz, o livro retrata ainda o surgimento da rádio FM e seu atual estágio de desenvolvimento.
Como previa a própria autora em sua introdução: “O resultado desta pesquisa servirá de embasamento para as futuras gerações que poderão conhecer um pouco a trajetória do rádio no mundo, no Brasil e em Frutal. E ainda, entender a importância desse meio de comunicação capaz de provocar transformações que jamais serão esquecidas por quem participou direta e indiretamente desse processo”.
Sem dúvida nenhuma, vale muito a pena conhecer essa parte da história da comunicação em Frutal. Para acessar o livro completo: https://www.aacademica.org/repositorio.digital.uemg.frutal/43.pdf

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: