Obra da Floresta Escola sob investigação

2207florestaO Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu nesta semana novo inquérito para investigar supostas irregularidades nas obras do projeto Floresta-Escola, um centro para pesquisa ambiental localizado na zona rural de Frutal, no Triângulo Mineiro, que custou R$ 6 milhões aos cofres públicos. O projeto integra a Fundação Hidroex, alvo de denúncias por fraude de licitações, desvio e lavagem de dinheiro.

Apelidada hoje como ‘cidade perdida’, a iniciativa foi idealizada ainda em 2012 pelo então secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues (PSDB), preso desde 30 de maio na operação Aequalis. A Floresta-Escola está localizada em uma área de 2,4 milhões de metros quadrados no distrito de Chatão, onde nasceu Rodrigues.

No mesmo povoado, o ex-deputado tucano também possui uma fazenda que, segundo fontes locais, é de propriedade da família há décadas. Distante 20 quilômetros do centro de Frutal, a área onde foram erguidas diversas edificações fica às margens do rio Grande e é de difícil acesso.

Na inspeção feita em 10 de junho, a promotora Maria Constância Martins da Costa constatou a precariedade do acesso ao Floresta-Escola, cujas obras foram abandonadas no fim de 2014, reta final do governo tucano em Minas. “Queremos averiguar se houve estudo de viabilidade para implantação desse projeto em um local sem estrutura mínima para abrigar obras de grande porte”, explicou.

No relatório da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, é informado que os prédios construídos são alvos constantes de saques e vandalismo, como roubo de portas e janelas. “Foi encontrada uma realidade de notória malversação do dinheiro público, com ausência de manutenção e com instalações elétricas em local que não tem eletricidade”, diz o parecer da promotora.

A licitação para as obras do Floresta-Escola foi feita no início de 2014 pela Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del Rei (Fauf), cujo presidente, Jucélio Luiz de Paula Sales, é réu no processo que apura fraudes na Hidroex.

A empresa vencedora da licitação, responsável pela execução das obras do Floresta-Escola, foi a Nasman Indústria, Comércio e Construções, de Uberaba, mesma empreiteira que realizou reformas do prédio particular do Espaço Ecocidadania, conforme revelou O TEMPO. Ninguém da empresa foi encontrado para prestar esclarecimentos.

Notificação

Projeto. O Ministério Público cobrou da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) informações sobre o abandono da obra. A Sectes não se manifestou sobre o assunto.

Ex-deputado tem alta e volta à prisão

Depois de ser internado pela segunda vez em quase dois meses, o ex-presidente do PSDB de Minas Narcio Rodrigues voltou a ocupar sua cela na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. No último dia 19, o tucano foi encaminhado ao hospital Mater Dei para realizar exames.

Rodrigues tem problemas cardíacos, diabetes e hiperglicemia. “A defesa entrou com pedido de prisão domiciliar alegando que o estresse do cárcere piorou seu estado de saúde. Mas doenças crônicas podem ser tratadas na prisão. Acredito que, se ele for solto, poderá atrapalhar as investigações”, disse uma fonte do Ministério Público. A defesa de Rodrigues não foi encontrada.

 Fonte: Jornal O Tempo
rrochaok
moradaipeokok
jm

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: