Editorial: a foto, os fatos e a reta final

0711arnaldo

De acordo com a legislação eleitoral a partir do dia 20 de julho os partidos políticos já podem fazer suas convenções municipais para indicar candidatos a prefeito e chapa de vereadores. O prazo se estende até o dia 5 de agosto, com as listas podendo ser encaminhadas à Justiça Eleitoral até o dia 10 de agosto. Nesse cenário, vamos relembrar um fato do final do ano passado e que pode dizer muito sobre os rumos das eleições municipais: uma foto e notícia publicada aqui mesmo no Blog dizendo que havia quatro pré-candidatos a prefeito no grupo de apoiadores do deputado estadual Arnaldo Silva (leia aqui).

Da foto, que está logo acima, dos quatro pré-candidatos, dois já perderam fôlego. Ésio dos Santos se filiou ao PR na expectativa de ser indicado mas, no entanto, a ex-prefeita Ciça deverá insistir em registrar sua candidatura mesmo diante dos problemas judiciais enfrentados com a anulação do concurso público e sua condenação de suspensão dos direitos políticos. Como a ex-prefeita é do PR, Ésio não teria espaço para ser candidato a prefeito, no máximo, disputaria a indicação de vice.

Edgard Mendonça, do PMDB, também já tirou o time de campo e não pretende disputar, no momento, uma cadeira para o Executivo municipal. Dessa forma, restam dois nomes ainda a serem apreciados: o ex-prefeito Toninho Heitor e o advogado Caio Duarte.

Desses, Caio já tem chapa fechada com o professor Zé Luiz, que foi secretário de educação de Frutal. A aliança deverá ser oficializada no dia 23 de julho e os nomes indicados oficialmente em convenção partidária no dia 5 de agosto.

Toninho Heitor ainda corre atrás de suas articulações. Chegou-se a cogitar nos bastidores uma possível indicação do ex-prefeito a vice da ex-prefeita Ciça. Mas, ao que parece e, segundo apoiadores da ex-prefeita, o nome com maior força de ser indicado a vice de Ciça é o do vereador Juninho do Sindicato, que teria apoio de outros 9 vereadores e também do Sindicato Rural.

Resta agora esperar os destinos da política para sabermos qual será a definição do deputado estadual: caminhar, de fato, com um candidato a prefeito de seu grupo ou ser apenas o apoiador de pessoas que não estiveram a seu lado na campanha de 2014. Não resta dúvidas de que a semana será decisiva.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: