Noticias

A final do Mundial, o Corinthians e o futebol brasileiro

Não foi o Corinthians que ganhou o jogo nessa manhã de domingo. Foi o futebol brasileiro. Não, não estou me fazendo aqui de recalcado nem tentando me redimir com ninguém, mas apenas observo o futebol, nesse momento, sob o aspecto frio e analítico de todo jornalista.

É óbvio que durante a semana fiquei “cornetando” os amigos corintianos. Como bom santista que sempre é cornetado, não poderia perder a chance de brincar e divertir com todos, mas sempre dentro do respeito e dos limites da brincadeira saudável. Mas agora, ao olhar para a partida após seu apito final, posso destacar que o Corinthians ensinou aos europeus algo que talvez falte lá no futebol deles (pelo menos no futebol inglês): a garra e a vibração.

A equipe do Corinthians sempre ganhou jogos “sofridos”. Na Libertadores, não apresentou um futebol encantador mas, de 1 a 0 em 1 a 0, chegou lá e ganhou. Na semifinal, não foi diferente: 1 a 0 no Al Ahly. Mas ainda na noite de sábado, ao conversar com o Frigideira e outros apaixonados corintianos, afirmei que o Timão iria jogar muito melhor contra o Chelsea pelo simples motivo que, quando se joga com times pequenos e retranqueiros, o jogo fica difícil.

E foi dito e feito. Cássio, o goleiro, assinou seu passaporte para a Europa com defesas dificílimas e importantíssimas. Danilo e Emerson esbanjaram experiência e tranquilidade ao lidar com uma equipe milionária e que, no papel, seria tecnicamente superior. E Paolo Guerrero fez jus a seu nome e à nação corintiana: foi Guerrero para marcar os dois gols do Timão no Mundial e trazer a taça de volta para terras tupiniquins.

Não tenho dúvidas que o futebol brasileiro ganhou muito hoje. Ganhou ao não se apequenar diante dos europeus. Ganhou ao mostrar garra. Ganhou ao mostrar uma torcida apaixonada, um bando de loucos, que invadiu o Japão para gritar a plenos pulmões “Sou Loco Por Ti Corinthians!”, ou, em um bom japonês, “またはロコポルチタン二コリント” (viva o Google Translator).

Parabéns à nação corintiana. Parabéns ao Brasil. E que  o Timão faça jus à essa taça em sua galeria de troféus.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: