Apesar dos problemas com a Receita Federal, hospital continuará recebendo verbas do SUS

2002audienciaDesde que o Blog do Portari destacou o grave problema envolvendo o CNPJ da Sociedade Amigos do Hospital São Francisco de Assis (antiga Santa Casa) e que poderia colocar em risco o funcionamento do Hospital Frei Gabriel devido aos repasses do SUS, o assunto ganhou grande repercussão nas ruas, nas mídias e nas redes sociais. Enquanto uns atiraram pedras, outros aprofundaram no assunto e descobriram que muita coisa ocorrida lá atrás veio refletir agora. O ponto alto dessa história se deu na manhã de hoje, com a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Frutal com a presença do deputado estadual Arnaldo Silva, que é presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Entidades Filantrópicas de Saúde de Minas Gerais; do prefeito Mauri Alves; do Ministério Público de Frutal; vereadores e outras autoridades.

O plenário da Câmara Municipal ficou lotado durante as cerca de três horas que durou a audiência. Na reunião,  o deputado Arnaldo voltou a afirmar que o Frei Gabriel não será fechado, afirmando que os entendimentos jurídicos apontam que mesmo numa situação em que o CNPJ seja bloqueado, o serviço de saúde não pode ser interrompido devido ao grave problema social que isso geraria.

Esse foi um ponto extremamente positivo que pode acalmar um pouco a situação. Mas é fato que os problemas apontados tanto pelo Ministério Público como pela Receita Federal devem e precisam ser sanados. Aliás, dentre algumas pessoas que estavam presentes por lá, a expressão facial não era das mais amigáveis diante do assunto.

Houve um certo momento em que o prefeito Mauri Alves e o deputado Arnaldo acabaram “batendo de frente” em suas falas. Num momento, Arnaldo afirmou que era preciso que a Prefeitura tomasse ações, dizendo que esse problema vem se arrastando nos últimos 4 anos. Mauri, por sua vez, não gostou da fala e defendeu os investimentos que foram feitos em sua gestão nesse setor. No entanto, não houve grande tumulto no desentendimento.

Ao final da reunião foi tratada, novamente, a questão da regionalização do hospital Frei Gabriel. O deputado Arnaldo afirmou que continua firme nesse propósito e ações deverão ser tomadas nos próximos meses no sentido de tirar uma parcela dos custos de manutenção do hospital das costas da Prefeitura.

 

Numa avaliação sincera, apesar de importante a discussão e da tranquilidade de que mesmo diante dos problemas jurídicos o hospital não deixará de receber repasses do SUS, os avanços práticos da discussão não foram tão evidenciados.

rrochaok

jarbinhas

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: