Chuvas inundam área de nascente e ponte de acesso à avenida da UEMG

0301inunda3
Foto: Antônio Araújo / Raio-X-102FM

As fortes chuvas desse início de ano provocaram uma inundação no Ribeirão Frutal, precisamente no ponto em que atravessa a ponte de acesso à UEMG, ao lado de uma nascente que recentemente foi coberta de terra para ser transformada em lote a ser vendido para construção de casa. O assunto não é novo, mas as águas mostram que ali é uma área imprópria para construções. O professor Leandro Pinheiro, do curso de Geografia da UEMG, analisou o fato em sua página pessoal no Facebook. Leia:

0301inunda2
Foto: Antônio Araújo / Raio-X-102FM

“Eu sempre soube que isso iria acontecer e disse que estaria aqui para dizer “eu já sabia”, aconteceu até bem mais rápido e ainda pode piorar com o aumento da impermeabilização dos loteamentos vizinhos. Só falta culparem São Pedro, os responsáveis por esse crime ambiental fizeram questão de tentar enganar a natureza, enganaram muita gente, que se deixaram enganar, mas, não enganam a ciência e, muito menos, o ambiente fluvial. Lutei muito para não enterrarem aquela nascente, fiz diversos laudos questionando o perito do MP, que foi muito fraco.

0301inunda
Foto: Antônio Araújo / Raio-X-102FM

Dei entrevistas, fui no MP, o Rodrigo Portari publicou, por fim, uma nota minha depois da desgraça feita, podem ver em “https://www.rodrigoportari.com.br/?p=7805“. Fico feliz, ao menos, pelas imagens do Antonio Araujo para imortalizar essa cena, onde a Universidade, a ciência, a inteligência foram sobrepujadas pela ganância. Mas, é sistêmico, ação-reação, causa-efeito, processo-resposta”.

Prof. Dr. Leandro de Souza Pinheiro

rf2015d

cornetopizzaok

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: