Noticias

Defesa Civil planta árvores em praças para recompor a vegetação do perímetro urbano de Frutal

A Defesa Civil do Frutal deu início a um programa de replantio de árvores em praças públicas. A medida é uma resposta direta à necessidade de remoção de dezenas de árvores nos últimos meses, seja porque foram derrubadas pelos fortes ventos comuns no período chuvoso, seja porque apresentavam risco iminente de queda.

Apenas durante vistorias técnicas recentes, três árvores tiveram que ser derrubadas pela equipe, por colocarem em risco a segurança de pedestres e de imóveis no seu entorno. Diante desse cenário, a corporação decidiu tomar a iniciativa de recompor a paisagem urbana e a cobertura vegetal.

Os primeiros locais beneficiados foram a Praça Frei Gabriel, em frente ao Alvorada Clube, e a Praça do Terminal Rodoviário. Na Praça Frei Gabriel, foram plantadas cinco mudas de ipês roxo e rosa, na manhã da última sexta-feira.

A ação continuou no período da tarde com o plantio de mais cinco árvores, e a expectativa é que, só nesse local, sejam plantadas um total de 20 novas espécies.

Segundo Arthur Queiroz, agente da Defesa Civil, o replantio é um trabalho pensado no futuro. “Já nos deparamos com muitas árvores velhas e que apresentam um certo risco de queda espalhadas pela cidade. Este replantio é uma ação preventiva e de compensação ambiental”, explicou.

Os números comprovam a necessidade da ação. De setembro de 2025 até janeiro de 2026, a Defesa Civil registrou 39 ocorrências relacionadas a árvores: 12 envolviam o corte de árvores com risco de queda e 27 foram referentes à remoção de árvores que já haviam caído em vias públicas.

A iniciativa deve se estender por outras áreas da cidade, priorizando locais onde a arborização está envelhecida ou foi drasticamente reduzida por eventos climáticos. O objetivo é equilibrar a segurança da população com a manutenção dos benefícios ambientais e paisagísticos proporcionados pelas árvores plantadas no perímetro urbano.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação