Profissionais do Frei Gabriel participam de treinamento sobre coleta de vestígios em vítimas de violência sexual
Na última semana foi realizado treinamento para profissionais de saúde que atuam no Hospital Frei Gabriel sobre coleta de vestígios em vítimas de violência sexual. A capacitação aconteceu no auditório da Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação.
Participaram do treinamento, profissionais que atuam diretamente no Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual, colaboradores do setor de psicologia, médicos e enfermeiros. O treinamento foi ministrado pelo chefe do IML de Frutal, o médico legista Mateus Rocha.
“Essa capacitação é indispensável para treinar os profissionais de saúde sobre novas diretrizes e abordagens no atendimento a pessoas vítimas de violência sexual. Perceber e preservar tais vestígios, é muito importante para o trabalho pericial”, frisou o médico.
O médico ainda destacou a importância da capacitação para os profissionais, sobretudo para que possam identificar vestígios que não se limitem ao aspecto físico, mas também comportamental. “Esse é um tema delicado para se abordar, essa capacitação vem justamente para abrir a mente dos profissionais de como abordar estas mulheres que estão fragilizadas. Essa capacitação vem para auxiliar na melhoraria do fluxo do atendimento dentro do Hospital para que esse acolhimento seja ágil e também mais humanizado”, finalizou Mateus.