Incêndios afetam região de Frutal e municípios vizinhos; rodovia é interditada e animais morrem na região do Sapé
Na tarde desta terça-feira (10/9), incêndios de grandes proporções atingiram a região de Frutal, causando prejuízos em municípios vizinhos. A rodovia que liga Conceição das Alagoas a Uberaba, passando por Capelinha do Barreiro, precisou ser temporariamente interditada devido à densa fumaça, que representava risco para os motoristas.
No município de Frutal, na área rural de Sapé, dezenas de animais morreram em consequência das queimadas, e o fogo chegou perigosamente próximo a uma usina de açúcar. Produtores rurais se mobilizaram, enfrentando os riscos, para conter as chamas e salvar propriedades e vidas. A BP Bunge Bioenergia, responsável pela usina, declarou que o incêndio não foi causado por suas operações, destacando os esforços de combate ao fogo e o compromisso com a segurança.
Em nota à imprensa, a BP Bunge Bioenergia afirmou que, apesar das proximidades do incêndio, não houve incidentes com colaboradores, e suas operações continuam normalmente. A empresa destacou o uso de 20 brigadistas, 12 caminhões-bombeiro, além de caminhões-tanque e veículos especializados para conter as chamas.
A empresa reforçou o pedido para que a população evite o uso de fogo em limpezas de terrenos e descarte inadequado de bitucas de cigarro, especialmente durante a época de seca e altas temperaturas, e solicitou que em casos de incêndios, os números 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar Ambiental) sejam acionados.