Frutal confirma 95 casos de Influenza A esse ano
Desde janeiro até agora, Frutal já confirmou 95 casos de gripe H1N1. À primeira vista, o número pode impressionar, mas segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Graziela Calixto, a quantidade casos está dentro do esperado.
O que tem preocupado a Secretaria de Saúde e os profissionais de saúde do município, na verdade, é o grande número de pessoas que ainda não se vacinaram contra a doença em nossa cidade.
Por isso, o infectologista do Hospital Gabriel, Dr. Flávio Bugiga, promoveu um treinamento com parte da equipe médica e de enfermagem da instituição para estabelecer protocolos de atendimento às pessoas com suspeitas de terem contraído a Influenza A.
De acordo com o médico, assim que a pessoa chega ao hospital apresentando sintomas de síndrome gripal, primeiro é feito o teste de Covid no paciente. “Se o exame não der positivo, ele passa pelo exame RT-PCR (cotonete). O material colhido é enviado a Belo Horizonte onde será analisado e só então haverá a confirmação do resultado, positivo ou não”, explica.
Ainda segundo o infectologista, quando a pessoa está com sintomas de gripe, ela deve seguir alguns comportamentos para evitar que outras pessoas contraiam a doença. “Quando a pessoa está com coriza, espirrando, tossindo ela deve seguir algumas etiquetas respiratórias como usar máscara, ficar afastada das pessoas, não espirrar na palma das mãos e manter as mãos higienizadas, isso evita a proliferação do vírus”.
Já Graziela Calixto ressalta a importância de as pessoas irem até as Unidades de Saúde se vacinarem. “A vacinação está disponível não só para os grupos prioritários, mas para pessoas de todas as idades. Então, é fundamental que todos se dirijam até a USF mais próxima de casa e se imunizem contra essa doença que pode levar à morte.