Noticias

Professora Irma sugere distribuição gratuita de repelente para famílias carentes a fim de prevenir contra mosquito Aedes

Na sessão ordinária da Câmara, no dia 25, a vereadora Irma Rezende Rocha fez uma indicação ao prefeito e Secretaria de Saúde sugerindo o fornecimento gratuito de repelentes às famílias em situação de vulnerabilidade, como forma de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Conforme destaca, o repelente deve possuir eficácia comprovada contra o mosquito Aedes aegypti e compatível ainda com a saúde de gestante e criança intrauterina. Ela sugere ainda que a Secretaria Municipal da Saúde e outros órgãos realizem campanhas periódicas que visem a orientação sobre a utilização do repelente.

Outra sugestão é que o Poder Executivo possa celebrar convênios com empresas públicas, fundações e associações sem fins lucrativos, com o objetivo de adquirir e viabilizar o fornecimento do repelente contra o mosquito Aedes.

“O objetivo é proteger a população de Frutal da contaminação pelo Zika Vírus, Dengue e Chicungunha, que têm causado, entre outros problemas, a microcefalia nas crianças e outros problemas neurológicos. Em 2024, houve uma explosão nos casos de dengue no Brasil, atingindo também nossa cidade”, afirma.

A vereadora comenta ainda que impedir a criação de focos do Aedes aegypti e a vacinação são maneiras mais eficazes de combater a dengue, por isso, é preciso realizar a distribuição do repelente para reduzir a contaminação pelo mosquito.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: