Noticias

Frei Gabriel, mais próximo de virar santo!

Desde 2021, a Igreja Católica está realizando a busca e a coleta de documentos que contribuam para o processo de beatificação do Frei Gabriel.

Essa primeira fase, conhecida como a diocesana, é apenas a etapa inicial de todo o processo. Nesse estágio, além da capitação documental, também estão sendo realizadas entrevistas com pessoas que conviveram, que conheceram ou que tiveram alguma graça alcançada graças a intercessão de Frei Gabriel.

E um dos responsáveis por conduzir essas oitivas é Frei Glaicon Gilvan da Rosa que há cerca de dois meses está em Frutal onde também é responsável por cuidar da Quase Paróquia Menino Jesus de Praga, que está localizada no Ipê Amarelo. Essa semana, o clérigo visitou o Hospital que leva o nome do frade do povo.

De acordo com o Frei Glaicon, o processo de beatificação é o reconhecimento público da Igreja Católica ao perceber que algumas pessoas se tornaram modelos da vida cristã. “E foi exatamente isso o que Frei Gabriel foi, um capuchinho vivendo o valor da caridade e ajudando tantas pessoas. Um homem que viveu uma vida em união com Deus e a serviço do Evangelho”.

Apesar do pouco tempo em Frutal, o Frei Glaicon já percebeu que a imagem, as mensagens e as obras deixadas por Antonio Machi, nome de batismo do religioso, ainda ecoam no inconsciente popular e fazem parte da história e da memória de Frutal. “Todos com quem conversamos tem a imagem daquele homem que sempre estava de sandália, com as vestes puídas e uma longa barba. Mas acima de tudo, os frutalenses tem muito afeto e gratidão pelo frade do povo, o irmão de todos como Frei Gabriel ainda é conhecido”.

Depois que as coletas de documentos e as entrevistas forem finalizadas, todo o material será enviado para o Vaticano. “O Dicastério das Causas dos Santos é o departamento responsável a tudo que diz respeito às causas de beatificação e canonização. Logo em seguida, ele é declarado com uma pessoa que teve uma vida venerável e viveu como capuchinho seguindo os conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência e os valores teologais da fé, esperança e caridade”.

Mas para ser beatificado não é preciso que a pessoa tenha sido usada como um instrumento para um milagre divino? Segundo o Frei Glaicon existem pelo menos duas pessoas que receberam milagres graça a intercessão de Frei Gabriel. “Mas por hora esse processo corre em segredo nos Tribunais Eclesiásticos, justamente, para evitar a espetacularização e a midiatização e para que o processo de beatificação transcorra com o cuidado e siga os devidos passos litúrgicos”, finaliza o Frei.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: