Política

Aprovada indicação da vereadora Maíza que solicita providências sobre destinação correta do lixo doméstico

Por unanimidade, foi aprovada uma indicação da vereadora Maíza Signorelli que pede ao prefeito para determinar aos setores competentes da Administração quanto a providências em relação ao lixo no município.

Ela sugere uma ampla campanha de conscientização e orientação à população, objetivando a colocação correta do lixo doméstico em frente às casas no dia certo do seu recolhimento, para evitar que este seja estraçalhado por cães e gatos ou mesmo por pessoas, sujando as ruas e calçadas, como vem ocorrendo.

Também pede para supervisionar a retirada constante do lixo seletivo dos recipientes instalados na Praça Dr. Alcides de Paula Gomes, a fim de evitar que o local fique permanentemente sujo, prejudicando a estética daquele tradicional logradouro público da cidade.

Maíza também solicita para instalar mais postos de coleta seletiva de lixo como o existente naquela praça; iniciar um processo de coleta seletiva do lixo doméstico, com a devida orientação e incentivo aos munícipes e construir uma usina de compostagem em Frutal.

Conforme a vereadora salienta, a importância da coleta e gestão correta de resíduos está diretamente relacionada com a redução dos impactos ambientais. Além disso, é preciso atentar que o lixo jogado nas ruas provoca mau cheiro e traz uma imagem ruim da cidade, tanto para os moradores como para visitantes.

“É fundamental que as pessoas se atentem que o lixo bem coletado preserva a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar de todos. Já a construção de uma usina de compostagem é fundamental, pois tem a função de transformar o material orgânico em substância humificada, estabilizada com propriedades e características completamente diferentes do material que lhe deu origem”, diz.

A vereadora comenta ainda que esta medida elimina metade dos problemas dos resíduos sólidos urbanos, dando destino útil aos resíduos orgânicos. “Vai também evitar o acúmulo em aterro e irá melhorar a estrutura do solo, devolvendo à terra os nutrientes de que necessita, aumentando a sua capacidade de retenção de água, permitindo o controle da erosão e evitando o uso de fertilizantes sintéticos”, finaliza.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: