Noticias

Programa de restauração e preservação do Ribeirão Frutal apresenta novos dados à população

A sub-bacia do Ribeirão Frutal é um dos principais mananciais de água do nosso município. Mas por conta da ação do homem, essa importante fonte de vida e riqueza vem demonstrando sinais claros de diminuição da sua capacidade hídrica.

Preocupado com essa situação, a Prefeitura de Frutal e o Sebrae trouxeram para a nossa cidade, o Programa Restaurar. Nele, uma equipe técnica e multidisciplinar das Faculdades Associadas de Uberaba realiza um profundo diagnóstico da área estudada.

De acordo com Eduardo Ramos, analista do Sebrae, essa é a primeira vez que o programa é executado na Bacia do Rio Grande. “Mas os problemas das bacias hídricas em Minas Gerais são um tanto semelhantes. Por isso, a nossa intenção é mostrar para pecuaristas e agricultores que é possível aplicar práticas sustentáveis que vão manter o nível da produção e proteger o meio ambiente ao mesmo tempo”.

Já Diego Fraga, professor da FAZU, enfatiza que o papel do projeto é implantar ferramentas e políticas de proteção ambiental e economia sustentável. “Por isso, esse é um trabalho coletivo. Pois, não temos nenhuma intenção de prejudicar ninguém, apenas fazer algumas adequações necessárias e implantar práticas sustentáveis”.

O Programa Restaurar em Frutal conta com a parceria da Copasa, do Sindicato Rural, entre outras entidades do nosso município.

Todos os dados e impressões sobre esse detalhado estudo sobre as atuais condições da sub-bacia do Ribeirão Frutal são apresentadas em reuniões que acontecem no antigo Centro de Evento Yara Lins e são abertas ao público em geral.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: