Política

Em requerimento, vereadora Irma pede informações sobre números atualizados de dengue em Frutal

A vereadora Irma Rezende Rocha fez um requerimento ao prefeito e Secretaria de Saúde solicitando informações sobre o desenvolvimento das ações e dos números atualizados dos casos de dengue e chikungunya em Frutal.

Ela questiona quantos foram os casos de dengue registrados no mês de novembro de 2023 e como tem sido feito o monitoramento dos criadouros do Aedes aegypti nas casas fechadas sem moradores.

A professora Irma indaga ainda sobre o que tem sido feito em relação aos veículos abandonados a céu aberto que se transformam em sucatas e acumulam lixo e água parada que são vetores de transmissão de doenças com a dengue.

Por fim, ela quer saber sobre a estrutura da equipe de combate à dengue, descrevendo número de agentes que combatem as endemias, veículos e equipamentos públicos disponíveis, como pulverizadores e outros necessários.

A vereadora comenta que o Ministério da Saúde alerta para uma onda de dengue no país nos últimos meses. Com a chegada do verão, quando as chuvas aumentam em boa parte do país, é o momento mais adequado para reforçar os cuidados com a doença.

Conforme destaca a vereadora Irma Rezende Rocha o avanço dos casos de dengue assusta e gera em toda população a sensação de vulnerabilidade da sua saúde. “Sabemos que esta evolução tem relação direta com a falta de ações do próprio cidadão, mas não se pode atribuir somente a ele a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Cabe ao Município, através de ações eficazes, campanhas de esclarecimento e, principalmente, um enfrentamento rápido da situação para garantir que o problema não se alastre”, arremata.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: