NoticiasPolítica

Enfermeira alerta que proteção contra o câncer de mama deve durar o ano todo

“Infelizmente, a maioria das mulheres só se preocupa com o câncer de mama durante o Outubro Rosa. Mas essa deve ser uma preocupação diária, que deve durar o ano todo. Até porque em Frutal funciona o CEAE que conta com um mastologista e com um mamógrafo digital que estão disponíveis para as mulheres frutalenses o ano todo”.

A fala é da enfermeira Patrícia do Carmo Azevedo que atua há anos na saúde pública de Frutal e atualmente trabalha no Hospital Frei Gabriel. Além disso, a profissional é bastante requisitada nessa época do ano, já que ela costuma ser convidada para dar palestras e participar de rodas de conversa sobre o câncer de mama nas UFSs da nossa cidade e também na zona rural.

A enfermeira destaca que muitas vezes as mulheres têm dificuldades de detectar o câncer de mama ou outros problemas de saúde por não conhecerem o próprio corpo. “Lamentavelmente, muitas mulheres não conhecem o próprio corpo: umas por vergonha, outras por desinteresse, algumas alegam que não têm tempo. Mas como você vai saber o que está errado no seu corpo, no seu organismo se você não o conhece?”, indaga.

Patrícia esclarece qual é o período propício para que a mulher faça o autoexame da mama. “Primeiro, se a mulher não sabe como fazer o autoexame da mama procure ajuda na USF ou mesmo em vídeos na internet. Depois é importante que esse autoexame seja feito com regularidade. Se a mulher não menstrua, por qualquer motivo, ela deve fazer o autoexame todos os meses exatamente no mesmo dia. Já se a mulher menstrua, ela deve se examinar no oitavo dia após ter menstruado”.

A enfermeira ainda salienta que fatores genéticos podem influenciar no surgimento do câncer de mama. “Eu costumo falar que a gente herda muito mais do que formato do rosto e cor de cabelo dos nossos pais. No caso do câncer de mama, 5% dos casos ocorrem porque a paciente herdou essa condição da família materna. Ou seja, se a sua mãe ou a sua avó enfrentou problemas como câncer de útero, câncer de ovário é preciso ligar o sinal de alerta”.

Patrícia também fala que alguns comportamentos devem ser evitados, pois ajudam na prevenção do câncer de mama. “Por exemplo, pessoas sedentárias, que fumam e que consomem muitos alimentos ultra processados também estão mais propensas a desenvolverem o câncer de mama”.

Por último, Patrícia fala de algumas alterações nos seios que devem acender o sinal de alerta nas mulheres. “Se o mamilo estiver invertido com um buraco, se a mama estiver com um aspecto de casca de laranja, ou se aperto mamilo e sai alguma secreção ou se os mamilos estão assimétricos, todos esses são sinais que devem levar a mulher a procurar um médico o mais rápido possível”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação