Noticias

Crianças que nascem no Frei Gabriel já saem do Hospital com Certidão de Nascimento e até CPF

Todas as terças e quintas-feiras pela manhã, Wilma Signorelli vai até o Posto 1 do Frei Gabriel. É nessa ala do Hospital que ficam internados os recém-nascidos e as mães que acabaram de dar luz.

Wilma não é enfermeira, nem tampouco médica, mas tem uma função bastante aguardada pelos pais. É ela a responsável por fazer o registro dos recém-nascidos.

E engana-se quem pensa que os pais recebem apenas um encaminhamento ou senha para fazer a retirada da Certidão de Nascimento no Cartório. “Aqui, fazemos efetivamente a Certidão de Nascimento, os pais deixam o Hospital com esse documento em mãos”.

E esse serviço disponibilizado pelo Frei Gabriel só é possível graças a uma parceria entre o Cartório de Registros do nosso município e o Hospital. “Nós temos essa parceria e inclusive eu utilizo os equipamentos cedidos pelo próprio Cartório para confeccionar essas certidões”.

Wilma ressalta que boa parte dos pais não sabem que o Hospital oferece esse serviço. “Muitos não sabem e ficam satisfeitos, já que eu passo no quarto pela manhã, a gente faz a Certidão no início da tarde e quando a mãe e a criança recebem alta, eles já estão de posse do documento”.

A servidora do Frei Gabriel explica que esse é um serviço sem custos para os pais. “Aliás, mesmo se ele for no Cartório esse vai ser um serviço sem custos, o que muda aqui é a praticidade, a agilidade. Os pais apresentam os RGs e o CPFs e em questão de poucas horas já fazem a Certidão do recém-nascido. Lembrando que a gente só faz a Certidão enquanto a mãe e a criança estão internadas, após a alta aí a família deve procurar o Cartório”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: