NoticiasPolítica

Câmara aprova indicação de Alexandre Braz que pede criação de sala especial para acolhimento de autistas

A necessidade de criar e implementar o espaço “sala do afeto” (calm zone) no Hospital Frei Gabriel e nas Unidades Básicas de Saúdes-UBS, destinado a acolher crianças, adolescentes e adultos autistas, bem como seus acompanhantes, em momentos de crise de ansiedade e agitação. Esta foi uma indicação do vereador Alexandre Braz aprovada no dia 23.

A criação das “salas do afeto” baseada no protocolo ABA – Análise do Comportamento Aplicado – visa entender as particularidades de cada indivíduo autista e fornecer um ambiente que promova a integração social e emocional.

Os espaços serão projetados levando em consideração as necessidades específicas das pessoas autistas, com elementos que ajudem a reduzir sobrecarga sensorial, proporcionando um local tranquilo, com cores suaves, iluminação adequada e recursos que auxiliem no relaxamento e na autorregulação.

De acordo com o vereador, através da implementação destas salas, espera-se promover a inclusão social, a igualdade de oportunidades e o respeito aos direitos das pessoas autistas.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: