Noticias

Município oferece ajuda para quem precisa parar de fumar

Por Assessoria de Comunicação da SMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé.

No Brasil, o câncer de pulmão é considerado o segundo mais comum em todo o mundo, depois do de mama, próstata e intestino. O Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, teve como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

A prevenção e a conscientização são atitudes que precisam fazer parte da nossa rotina o ano todo. Justamente com o intuito de levar informação à nossa população sobre os malefícios do cigarro, nossa equipe desenvolveu algumas ações e palestras orientativas junto às Unidades de Saúde.

Uma das palestras aconteceu na USF Antônio Onofre Miziara e foi ministrada pela farmacêutica Katia Cristina Facas Alves. Ela falou sobre os malefícios do tabagismo e a disponibilidade do tratamento pelo SUS. A outra palestra sobre o tema foi feita pela enfermeira da Unidade de Saúde Sandoval Henrique de Sá, Erica Garcia.

Lembrando que o município oferece o tratamento contra o cigarro que é realizado na USF Sandoval Henrique cujo agendamento é feito de forma presencial e por telefone.

Toda a sexta-feira são atendidos na Unidade de 04 a 05 pacientes. O tratamento é feito através de medicações via oral e adesivos e vai depender de como será prescrição médica.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: