USF “Camilla Cristina Menezes” pode ser uma grande aliada do paciente com diabetes

Existem 537 milhões de pessoas com diabetes no mundo, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes. No Brasil, são 16,8 milhões de adultos com o diagnóstico, o que nos coloca na quinta posição do ranking mundial.

Só que metade dos pacientes brasileiros desconhece o diagnóstico. Não é por acaso: trata-se de uma doença silenciosa, que, antes de avançar e causar danos ao corpo, é assintomática. Para detectá-la, é preciso realizar exames de sangue específicos.

Como a alimentação é um dos fatores protagonistas do diabetes controlado, o que vai à mesa, sem dúvida, exerce papel fundamental no tratamento.

Por isso, a USF Camilla Cristina Menezes promoveu uma palestra com a nutricionista Márcia que explicou como a alimentação saudável influencia e ajuda no controle da doença e ainda auxilia na melhora da saúde dos pacientes diabéticos.

Já a Agente Comunitária de Saúde, Mirielle, ressaltou como atividades físicas simples como alongamentos e caminhadas diárias também podem colaborar para uma vida mais saudável e livre de sustos.

Também foram feitas orientações sobre o cuidado com a saúde bucal já que de acordo com a literatura médica, pacientes com diabetes têm alto risco de desenvolver problemas bucais por conta do descontrole da glicemia e interferência na produção salivar. Desta forma estão mais suscetíveis a infecções.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação