NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA REALIZA DEZENAS DE ATENDIMENTOS

O Núcleo de Assistência Jurídica-NAJ da UEMG/Frutal realiza dezenas de atendimentos nas áreas cíveis e no âmbito penal com questões ligadas à violência contra a mulher.

São marcados três horários por dia, porém, as pessoas que chegam buscando atendimentos são atendidas e já é feita a triagem. “Orientamos em relação a documentação necessária e marcamos a nova data para a entrega e assinatura da procuração”, informa a coordenadora do NAJ, Rubia Spirandeli.

O Núcleo colabora de forma expressiva com a população porque aponta soluções de problemas. “Primeiro aplicamos os princípios da Justiça Restaurativa na tentativa da conciliação, se não for possível, entramos com as ações judiciais. Sempre buscamos a solução do conflito com o atendimento à população carente, oferecendo a esses a justiça”, esclarece Rubia.

O NAJ tem uma parceria efetiva com o Poder Judiciário, junto ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania-CEJUSC, e nas demais Varas. “Temos o apoio do Ministério Público com orientação e cursos juntamente com a Polícia Civil. Recebemos o apoio e realizamos visitas mensais no Sistema Prisional, na Prefeitura Municipal nos seguimentos ligados ao Conselho Tutelar, no Centro de Referência de Atendimento à Mulher-CRAM e na Comissão de Ética da OAB”, ressalta.

Atualmente o NAJ conta com a professora Rúbia na coordenação, os professores Fabio, Cildo, Daniele e Moacir, além da serventuária Marcela. Tem também os alunos, que são fixos: Mariela, João Vitor, Brenda e André. Os outros estudantes estão iniciando as atividades em dias fixos na busca da aprendizagem. “O Núcleo é uma equipe que está se fortalecendo e crescendo a cada dia, todos juntos com o objetivo de levar à justiça as pessoas que precisam”, salienta Rubia.

Comments

comments

%d blogueiros gostam disto: