Direção da Unidade Frutal apresenta plano de ocupação elaborado pela comunidade acadêmica
Em reunião ocorrida no início do mês, a direção da Unidade Acadêmica de Frutal apresentou à Reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, o Plano de Ocupação dos Espaços da UEMG Frutal, elaborado por docentes, estudantes e servidores administrativos. O plano visa uma gestão mais eficiente e estratégica dos espaços que compõem o campus da Unidade.
Com o objetivo de discutir a destinação dos espaços da UEMG Frutal, a reunião foi uma solicitação da Secretaria Geral do Governo de Minas Gerais. No entanto, a agenda, que tinha como objetivo reunir representantes de várias secretarias de Estado e que ocorreria no período da tarde, foi desmarcada.
Durante a apresentação no gabinete da Reitoria, o diretor da Unidade, professor Leandro Pinheiro, e a vice-diretora, professora Karol Natasha, detalharam a destinação a ser dada aos espaços conforme as diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão na Unidade. Além disso, foi apresentado um levantamento das necessidades e demandas dos estudantes, docentes e servidores em relação aos espaços.
Conforme destacou o diretor Leandro, o plano de ocupação é resultado de um processo democrático e participativo, em que a comunidade acadêmica foi ouvida e teve papel fundamental na elaboração do documento. “Com a implementação do plano, espera-se uma otimização dos recursos e uma melhor utilização dos espaços da UEMG Frutal, além de uma gestão mais eficiente e estratégica”, acrescentou o diretor.
A Reitora Lavínia Rosa Rodrigues ressaltou o trabalho da comunidade acadêmica de Frutal. “O Plano de Ocupação dos Espaços demonstra o compromisso da instituição com um ensino público e de qualidade, bem como com uma gestão transparente e participativa”, afirmou a Reitora Lavínia. O Vice-Reitor Thiago Torres, por sua vez, destacou se tratar de uma demanda histórica da comunidade acadêmica, em especial do movimento estudantil, reafirmando o compromisso da gestão com o diálogo permanente junto aos estudantes e com a defesa dos seus interesses junto às instâncias governamentais.
A agenda contou também com a participação da Pró-Reitora de Planejamento, Gestão e Finanças, Silvia Capanema.