Dezenas de empresários participam da aula inaugural do Prepara Gastronomia

A pandemia veio para mudar vidas, transformar costumes e lançar novas tendências de mercado. Prova disso, é que quase 60 por cento da renda de bares, restaurantes e lanchonetes, atualmente, vem dos aplicativos de delivery.

Apesar de gerar uma série de facilidades e comodidades para o consumidor, os serviços de delivery costumam cobrar elevadas taxas para a empresa e aí que a conta pode começar a não fechar para o empreendedor.

Para ajudar os donos de restaurantes, lanchonetes e bares a se adaptarem aos novos tempos, o Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Frutal, trouxe para a nossa cidade o Prepara Gastronomia, uma consultoria customizada que oferece muitos cursos, oficinas e diversas informações técnicas para ajudar sua empresa a se reinventar em um momento tão crucial do mercado.

Uma espécie de aula-teste foi oferecida aos empresários frutalenses que trocaram informações e experiências e ainda puderam provar um delicioso prato feito pelo renomado Chef Sergio Gustavo Barcelos Viggiano.

De acordo com Sérgio vender nem sempre é sinônimo de que os negócios vão bem das pernas. “Nem sempre um grande volume de vendas significa que o empresário está tendo uma boa margem de faturamento porque muitas vezes esse empresário não consegue padronizar seus custos e seus gastos”.

Além disso, o chef ressalta que os donos de bares e restaurantes precisam a aprender a quantificar, a planificar seus custos. “É preciso criar uma ficha técnica de cada prato ou lanche para usar sempre a mesma medida em cada refeição que for preparada. Isso além de controlar os custos também ajuda a padronizar o produto”.

Apesar de terem se tornado a principal fonte de renda da maioria dos bares e restaurantes, na opinião de os aplicativos devem ser uma vitrine. “Os aplicativos não devem ser a fonte de renda principal dos restaurantes até porque grande parte deles cobram elevadas taxas é preciso achar maneiras de fidelizar o cliente de outras formas seja através de um delivery próprio da casa ou melhor ainda fazendo com que o cliente vá até o estabelecimento comercial”.

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rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação