Cemig moderniza iluminação do Fórum e instala usina solar fotovoltaica na APAC, em Frutal

A Cemig concluiu a modernização da iluminação do Fórum e instalação de uma usina solar fotovoltaica na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC), em Frutal. A iniciativa foi realizada por meio do Programa de Eficiência Energética da Cemig, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e visa promover o uso racional da energia elétrica com a adequação de equipamentos ineficientes por outros de tecnologias modernas e sustentáveis.

Especificamente nas instalações de todo o Fórum, a companhia substituiu de 1.220 lâmpadas mais antigas por outras de tecnologia LED, o que proporciona mais conforto para usuários e profissionais que trabalham no local, além de contribuir para a redução das despesas da instituição. 

A instalação de uma usina solar fotovoltaica na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC), cuja capacidade é 25 kWp (quilo-Watt-pico), é outra iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Cemig e que beneficia a comunidade frutalense. A geração solar fotovoltaica é uma tecnologia sustentável, que utiliza a energia solar para conversão em energia elétrica. A partir de um recurso energético natural e abundante, ela contribui para a redução dos impactos ambientais, pois sua operação não emite poluentes na atmosfera, o que a posiciona como uma fonte de energia limpa e renovável.

“Essa iniciativa também contribui para o desenvolvimento econômico em toda a sociedade, uma vez que fomenta o uso de tecnologias mais eficientes, a geração de emprego e renda em toda a cadeia produtiva e oferece maior dinamismo para o Sistema Interligado Nacional, que opera todo o sistema elétrico, reduzindo a dependência da geração hídrica, que está muito sujeita ao regime de chuvas”, informa Welhiton Adriano de Castro Silva, engenheiro de eficiência energética e sustentabilidade da Cemig.

Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, promove o uso sustentável da energia elétrica e uma cultura baseada em hábitos de consumo mais conscientes. Desde o início do Programa, em 1998, as iniciativas beneficiam, principalmente, clientes de baixa renda e instituições públicas e filantrópicas (hospitais e escolas, por exemplo) que exercem amplo atendimento à sociedade.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação