Aluna da UEMG Frutal elabora um projeto jornalístico transmídia

“O Negra e Brasileira traduz minha trajetória e cria pontes para que outras pessoas possam entender o que é ser negra no Brasil”. É assim que a jornalista Andreina Moreira, descreve o mais recente trabalho elaborado por ela. O Negra e Brasileira é um projeto jornalístico transmídia que entrelaça três diferentes plataformas para falar sobre as mulheres negras no Brasil.

O Negra e Brasileira é resultado do trabalho de conclusão de curso que tornou a ex-universitária uma jornalista, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) unidade Frutal para o curso de jornalismo. Orientada pela Profª Drª Ariane Lemos, a ex-univeritária criou um site, um perfil no Instagram e um podcast. O site oferece pautas de diversas editorias relacionadas as mulheres negras. Já o instagram é um perfil com selfies e depoimentos de mulheres negras descrevendo suas vivências a partir da pergunta “Como a sua história explica a mulher negra que você é hoje: E aonde essa mulher de hoje pretende chegar?”. Já o podcast convida mulheres negas para falar sobre diversos temas que permeiam a mulher negra no Brasil. Ambas as plataformas são voltadas para conteúdos sobre as vivências das mulheres negras no Brasil, mas cada uma explorando os recursos e ferramentas que cada mídia oferece. 

O projeto foi desenvolvido em seis meses, passando por diversas etapas até o produto ser concluído. “Olhar para trás e perceber tudo que passamos dá muito orgulho. Por várias vezes duvidei que conseguiria porque o tempo era curto, mas minha orientadora sempre me apoiou e juntas conseguimos produzir o Negra e Brasileira”, conclui a jornalista.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação