Prefeito Bruno propõe criação de Conselho Independente para fiscalizar Hospital Frei Gabriel
Neste sábado, dia 04 de fevereiro, a Prefeitura de Frutal, através da Fundação Frei Gabriel, vai passar a ser a nova gestora e administradora do Hospital Frei Gabriel.
E para tornar a gestão da entidade ainda mais transparente e contar com uma participação popular realmente efetiva, o prefeito Bruno Augusto sugeriu a criação de um Conselho Independente que ficaria responsável por acompanhar e fiscalizar o funcionamento do Hospital Frei Gabriel.
Esse Conselho Independente seria composto apenas por membros da sociedade civil como membros de clubes de serviços, empresários, profissionais liberais e da população em geral e não contaria com a participação de servidores públicos municipais ou pessoas ligadas à Prefeitura.
De acordo com o prefeito Bruno Augusto, a ideia de se criar um Conselho Independente sem a participação de pessoas ligadas ao Executivo Municipal é justamente para que o órgão tenha mais autonomia e independência. “Sabemos que muitas vezes as pessoas ficam receosas de fazerem críticas a gestão quando estão na presença de algum servidor público, por isso queremos criar esse Conselho para que as pessoas fiquem mais à vontade para fiscalizar e cobrar a nova administração do hospital”.
A ideia do prefeito sobre a criação desse Conselho Independente foi apresentada durante uma reunião realizada na tarde da última quinta-feira, dia 02 de fevereiro, que contou com a presença de membros de Clubes de Serviços como Rotary, Lions e Maçonaria e representantes de órgãos como o Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil.
O Promotor Roberto Carlos Alves de Oliveira Júnior, responsável pela 5º Promotoria de Justiça, disse que é importante criar ferramentas de participação popular e de fiscalização dos órgãos públicos. Contudo, ponderou que para que o Conselho funcione efetivamente é necessário que haja estrutura física, material humano e segurança jurídica para que o órgão atue com autonomia e eficácia.
Já a recém-empossada presidente da Fundação Frei Gabriel, Ângela Nunes, explicou que no novo organograma do Hospital Frei Gabriel consta a criação de três conselhos: um fiscal, um deliberativo e um consultivo.
Segundo ela a criação desse quarto conselho formado apenas por pessoas da sociedade civil foi a maneira que a Prefeitura e a Fundação encontraram de tornar a administração do Hospital Frei Gabriel ainda mais franca e aberta com toda a população. “Por isso, espero que esse Conselho saia do papel e que juntos possamos trabalhar para tornar o Hospital Frei Gabriel, a entidade de saúde que a nossa cidade e região precisam e merecem”.