Procura por dose de reforço está abaixo do esperado
A informação foi passada esta semana pela Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de imunização do município. Uma triste situação que retrata a dura realidade em todo o país e no mundo.
De acordo com a coordenadora Carolina Camargos Corrêa, que atua na Unidade Saúde da Família (USF) “Dr. Sandoval Henrique de Sá”, a cada dia tem diminuído de forma significativa a procura pela dose de reforço contra a Covid-19.
Os números do vacinômetro mostram que até o momento, 88% das pessoas acima de 12 anos receberam a 1ª dose da vacina e outras 81% a 2ª dose. A queda na procura por vacina começa a ser notada na 3ª dose já apenas 51% da população em geral foi vacinada e somente 33% recebeu a 4ª dose do imunizante. “A procura pela dose de reforço está abaixo do esperado, às vezes, pelo fato das pessoas acharem que com as duas doses já estão protegidas contra a doença, o que é um ledo engano”, adverte a enfermeira.
Quando falamos no público infantil, o cenário é praticamente o mesmo. Afinal, até agora, 66% das crianças receberam a 1ª dose e somente 47% a 2ª dose pediátrica. “A busca pela vacinação está baixa como se pode ver na porcentagem de vacinados com D1 e D2, muitos pais ainda têm o receio da vacina, mas não podemos deixar de destacar a importância e o motivo da vacinação”, destaca.
E não é por falta de incentivo e do trabalho incansável da equipe de saúde do município, já que na tentativa de aumentar os números, as profissionais realizam a busca ativa, vacinação extramuros, vacinação com horário estendido e nos finais de semana.
Para se entender o atual esquema de vacinação em Frutal, segundo Carolina Camargos, as crianças de 03 a 11 anos tomam duas doses da vacina, as pessoas com 12 a 39 anos recebem três doses, as pessoas acima de 40 anos tomam quatro doses e os imunossupressores acima de 40 anos cinco doses.
Se você se encaixa em uma destas condicionalidades, no caso das crianças de 03 a 11 anos, os pais devem ligar e agendar na Unidade Saúde Sandoval Henrique de Sá (Centro) pelo 3423-2611. Já as pessoas acima de 12 anos para tomarem a 1ª dose e os reforços podem procurar todas as Unidades de Saúde, de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h e nas sextas-feiras, das 8h às 12h, munidas do cartão de vacina, CPF e cartão do SUS. “Aquelas que precisam tomar a 2ª dose devem verificar quando foi a 1ª dose e ligar na Unidade de Saúde do bairro onde mora”, orienta.