Prefeitura se reúne com o Sind-UTE para tratar sobre o concurso público que será realizado em 2023

O prefeito Bruno Augusto, o secretário de educação, Marco Antônio Gaioso, e o procurador do município, Higor Queiroz, se reuniram nesta semana com representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).

O principal tema do encontro foi o concurso público que a Prefeitura de Frutal irá realizar ainda este ano. “Como temos um histórico tenebroso de concursos públicos realizados por gestões anteriores na nossa cidade, iremos promover esse novo certame da maneira mais transparente e participava possível”, explica Bruno Augusto.

Por isso, a Prefeitura fez questão de ouvir do órgão que representa os professores municipais quais são as principais demandas e carências de profissionais existentes, atualmente, na educação do município. Além de ajudar no planejamento e na elaboração do edital do concurso público, a apresentação desses dados por parte do Sind-UTE também irá contribuir no plano de modernização que a Secretaria de Educação também pretende implantar no novo plano de carreira dos servidores municipais que atuam na área da educação.

Outro tema do encontro foi o reajuste do piso salarial da educação determinado pelo Ministério da Educação (MEC) em 14,94%. O secretário de educação, Marco Antônio Gaioso, explicou aos membros do Sind-UTE que o reajuste para a classe depende do repasse do Governo Federal. “Infelizmente, já tivemos uma experiência ruim com o Governo Federal no passado, quando foi anunciado um reajuste e esse dinheiro não foi integralmente passado para o município”.

Marco ainda esclareceu que se esse repasse ocorrer, ele será retroativo, ou seja, esse aumento será pago a classe desde o mês de janeiro. “Nós iremos respeitar e cumprir todos os direitos dos professores, mas toda a ação que gera algum impacto financeiro para os cofres do município requer cuidado e o máximo de transparência”.

A Coordenadora da subsede do Sind-UTE em Frutal. Simone Cunha, disse que a reunião foi satisfatória, mas espera que a classe continue a ser ouvida e que tenha as reivindicações atendidas por parte do Executivo Municipal. “Estamos confiantes de que teremos uma boa relação com o novo procurador do município e que vamos ter um diálogo constante e aberto com todos os setores do Executivo Municipal”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação