Pacientes do Caps-Ad dão exemplo de cidadania e cuidado para com o meio em que vive

“Quando eu era pequeno minha mãe dizia: olha o homem do saco!. Eu saía correndo para dentro de casa e agora estou carregando o saco! Mas o saco de reciclagem, limpando a cidade de Frutal!”.

Foi assim, de forma descontraída e feliz da vida por poder contribuir, que o paciente do Caps-Ad José Catani participou da atividade proposta pela oficina terapêutica da Unidade realizada na manhã de quarta-feira, dia 18 de janeiro, com o objetivo de ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue e outras arboviroses.

Ele, com outros 11 pacientes coordenados pela Terapeuta Ocupacional Naligia Alves Nogueira, com sacos de lixo na mão, percorreu o em torno da Unidade e foi recolhendo todo tipo de material que encontrava pelo caminho que possa acumular água e de difícil decomposição, tais como sacolinhas, copos descartáveis, cacos de vidro, papelão entre outros objetos. “É uma forma deles se sentirem uteis. Nossa proposta é realizar esse tipo de atividade uma vez por semana internamente e uma vez ao mês nos bairros próximos”, informa.

Segundo a referência técnica Luciana de Oliveira, o Caps-Ad trabalha com as oficinas terapêuticas, um momento para que o paciente possa desenvolver o lado emocional, psicológico e a sociabilidade. “Além de trazer benefícios para a natureza e para a população com a retirada desse tipo de objeto, essa atividade faz com que nossos pacientes se sintam pertencentes à comunidade”, destaca.

Realizada a coleta do material, a enfermeira do Caps-Ad, Laudielle David Vasconcelos, realizou uma roda de conversa com os pacientes falando sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e sobre a importância da higiene para com o corpo e com o meio ambiente. “São pessoas em situação de risco que muitas vezes não se atentam para essas questões e tanto a atividade na prática quanto as orientações fortalecem esse sentimento de cooperação”, afirma.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação