GEPAM apreende pescado ilegal e recupera produtos de furto no Garimpo do Bandeira
Em fiscalização devido ao período de Piracema, o Grupo Especial de Policiamento Ambiental (GEPAM) deteve um homem de 25 anos por prática de pesca ilegal no Garimpo do Bandeira e furto ocorrido em Planura.
Os militares foram cumprir ordem de serviço acerca de denúncias de que o homem possuía pescados irregulares em seu rancho, além dos produtos furtados de um rancho no município de Planura.
Ao ser abordado o homem confirmou a existência dos peixes e alegou ser pescador profissional, porém, não apresentou nenhuma documentação que comprovasse essa situação e tampouco a declaração de estoque do que estava guardado. Foram apreendidos, no total, 153 quilos de espécies nativas e protegidas pelo período da Piracema, sendo aplicada multa de R$1.920,00 pela pesca e ainda um emolumento de R$765,00 pela reposição dos pescados.
Nas vistorias no imóvel ainda foram encontrados um ventilador de teto desmontado e oito cadeiras de plástico vermelhas levadas do rancho na cidade vizinha. A vítima do furto foi alertada e reconheceu os objetos levados de sua propriedade.
O material recuperado foi apreendido para ser restituído à vítima. Já os pescados ficaram acondicionados em ambiente refrigerado para avaliação da Vigilância Sanitária. Caso estejam em condições apropriadas de consumo, devem ser destinados a entidades carentes.