“Frutal possui uma incidência considerável de câncer de pele não agressivo”, afirma dermatologista

A afirmação é da médica dermatologista Maria Carolina Pantaleão que todas as manhãs de quarta e sábado atende pelo município no Hospital Frei Gabriel.

No mês passado foi realizada a Campanha Nacional Dezembro Laranja que alertou a população sobre a prevenção ao câncer de pele, considerado pela Sociedade Brasileira de Patologia, um dos mais comuns e que representa 30% de todos os cânceres diagnosticados durante o ano.

Segundo revela Maria Carolina, em Frutal há uma incidência maior de casos envolvendo o câncer tipo não melanoma (carcinoma basocelular), considerado o mais comum, que se apresenta como lesões da cor da pele ou avermelhadas faz uma casquinha ou feridas que não cicatrizam. “Existem apresentações do câncer de pele não melanoma que podem ser confundidos com alterações benignas, por isso, a importância de se procurar o especialista. A doença costuma aparecer na região mais exposta como o rosto, pescoço, orelha e braços”, informa a dermatologista.

Outro tipo de câncer de pele é o melanoma (carcinoma espinocelular) que se assemelha a uma pinta. “É considerado o tipo mais agressivo de tumor de pele, temos que observar as pintas, o que surge de novo e suas alterações (cor, bordas, tamanho e crescimento) que são um sinal de alerta para este tipo de câncer”, observa a dermatologista.

Em relação ao tratamento, o câncer não melanoma se for descoberto numa fase inicial o tumor é retirado, tratado e o paciente vai seguindo com o tratamento. Já o câncer de pele melanoma tem um risco maior de metástase, letal, esses pacientes são encaminhados para tratamento em Barretos. “Se ele tiver na fase inicial, será feito um seguimento e geralmente ele é curado também”, informa.

Frutal por ser uma cidade de temperatura quente, o câncer de pele não melanoma atinge em sua maioria os trabalhadores rurais que se expõem muito ao sol. No entanto, segundo Maria Carolina, o câncer tipo não melanoma vêm aumentando na população mais jovem. “Por isso, recomendamos às pessoas que forem se expor ao sol o uso diário de filtro solar fator 30 em três camadas, além de camisa manga longa e chapéu”, finaliza a dermatologista.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação