Casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis diminuem no município
O ano já inicia com uma boa notícia relacionada à saúde. Afinal, conforme levantamento recente feito pelo Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, o município registrou no ano passado uma queda nos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) se comparado a 2021.
Os números mostram que enquanto em 2021 foram 262 registros de Infecções envolvendo HIV, sífilis e as Hepatites B e C, no ano passado o total foi de 244 casos, ou seja, 38 a menos de um ano para o outro.
Quando falamos em testes rápidos feitos na população, a quantidade no ano passado foi maior, sendo 5.285 em 2021 e 6.053 no ano passado.
Conforme destaca a coordenadora do CTA em Frutal, a enfermeira Juliana Lopes Souza, hoje em dia, não há um perfil definido do paciente soropositivo, seja por raça, cor, idade, gênero e classe social. A maioria dos contágios tanto de HIV e outras ISTs como sífilis e Hepatites B e C, acontece por relação sexual vaginal, oral ou anal, desprotegida, ou seja, sem camisinha com pessoa que testou positivo.
No município, os tipos de exames disponibilizados à população são os testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatites B e C, que consistem na famosa picadinha no dedo, com resultado que sai em 15 minutinhos.
Assim que o paciente é diagnosticado como positivo, são agendados imediatamente os exames necessários com tempo de duração em média de 07 dias para ficarem prontos. Saindo o resultado, é agendada uma consulta com o médico infectologista que dará início ao tratamento. “O paciente pode até optar pela rede particular, mas as medicações são fornecidas somente por meio do SUS, através do Centro de Testagem e Aconselhamento”, lembra a enfermeira.
Ainda segundo a enfermeira, as reações frente ao resultado positivo de HIV são as mais variadas. “Já houve pessoas calmas, conscientes e aquelas desesperadas querendo inclusive tirar a própria vida, por isso, a importância do acolhimento e aconselhamento junto a estas pessoas”, destaca.
Conforme lembra Juliana Lopes, os comportamentos que mais colocam as pessoas em risco frente às ISTs, são as relações sexuais – seja hetero ou homossexual, com parceiro infectado sem o uso de preservativo, o compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis e a reutilização de objetos perfurocortantes com presença de sangue ou fluidos contaminados pelo HIV.
Em relação ao serviço oferecido à população, segundo a enfermeira, “o município busca sempre um atendimento reflexivo com uma proposta de diálogo que permita ao paciente falar de seus problemas, suas inquietações, possibilitando a percepção da gravidade que repercute o diagnóstico de infecção pelo HIV em múltiplos aspectos da vida do paciente e de sua família”.
Segundo Juliana, o Centro é mais que um espaço de testagem, é acima de tudo, um local de Acolhimento. Para isso, a equipe multidisciplinar formada por médico, psicólogo e enfermeiro tem o papel não só de acolher, mas ajudar o usuário a tirar suas dúvidas sobre a doença, a reconhecer as situações de risco e vulnerabilidade individuais e a permitir que ele fale de seus medos e preocupações em relação à infecção pelo vírus HIV.
Outra iniciativa importante neste contexto, é possibilitar a relação de vínculo com a equipe que permite estimular o paciente a comparecer com frequência ao serviço de saúde e assim, receber os cuidados necessários. “Esta relação de confiança ajuda o usuário a dar continuidade ao tratamento de forma adequada, possibilita a equipe entender as dificuldades da pessoa e ajudá-la da melhor forma possível”, observa Juliana.
No decorrer do ano, o CTA em Frutal realiza algumas atividades em parceria com empresas locais, entidades de classe e setores municipais, como palestras, distribuição de preservativos masculino e feminino e testes rápidos em locais diversos como portas de supermercado, Calçadão e escolas.
Se você quiser mais informações sobre como é o atendimento do CTA em Frutal, o funcionamento é de 2ª a 6ª feira, das 7h às 13h. Já na 3ª, 4ª e 5ª feira, às 7h da manhã, são realizados os exames de pré-natal das gestantes e testes rápidos. Na 3ª, 4ª e 5ª feira, às 9h, são feitos os testes rápidos do público em geral. E na 6ª feira são realizados os serviços externos da Unidade.
O Centro de Testagem e Aconselhamento está localizado na Rua Prudente de Morais, nº 643 (Centro). Os telefones de contato são 3423-2615 ou 9-9978-1158.