Prefeitura de Frutal constrói tubulação para abastecer lagos do Parque Leda Campos com água das chuvas

A falta de chuvas, o consumo cada vez maior e desregrado de água tem causado mudanças significativas no cenário ambiental da nossa região. E Frutal não foge a essa regra, prova disso são os dois lagos do Parque Leda Campos Borges que estão sem água já há alguns meses.

Esse fenômeno acontece porque as nascentes responsáveis por abastecer os lagos simplesmente secaram por conta do processo de assoreamento do local. Para tentar resolver a situação, a Prefeitura de Frutal, no ano passado, tentou fazer com que as nascentes voltassem a “brotar”, mas a medida não teve o efeito desejado.

Por conta desse insucesso, uma nova estratégia foi pensada e a Prefeitura decidiu construir uma tubulação de cerca de 40 metros que agora está sendo a responsável por alimentar os dois primeiros lagos com as águas das chuvas, a medida é um paliativo e mais uma das ações adotadas para que as nascentes voltem a produzir água.

Além de construir a tubulação, a Prefeitura de Frutal também ficará responsável por efetuar diariamente a limpeza do lago, já que as águas das chuvas costumam vir com alguns dejetos e outras impurezas. A expectativa é que com a chegada do período chuvoso, os dois lagos fiquem com os níveis de água normalizados.

Contudo, esse é apenas o início de um longo trabalho de recuperação dos lagos que vai contar com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Defesa Civil, UEMG e membro da sociedade civil organizada.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação