Vereadora Irma requer informações sobre o Aterro Sanitário de Frutal
A vereadora Irma Rezende Rocha foi autora de um requerimento destinado à Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos e Secretaria de Meio Ambiente, solicitando informações sobre o aterro sanitário de Frutal.
Ela quer saber como é feita a impermeabilização da vala do aterro que recebe o resíduo sólido e como ocorre o controle da emissão do gás carbônico e metano resultantes da decomposição do lixo.
Também é questionado por Irma se é possível realizar uma parceria com a Usina Cerradão a fim de instalar uma termoelétrica usando o gás metano na produção de energia elétrica. Outra indagação dela é sobre o tratamento do chorume que pode entrar em contato com o lençol freático.
A vereadora observou que a destinação mais correta do lixo produzido é o aterro sanitário e que grande parte desse lixo é formada por materiais não recicláveis.
Irma destacou que este requerimento atende a diversos pedidos de munícipes que estão extremamente preocupados com o controle ambiental adequado nos locais de destinação final dos resíduos sólidos urbanos, evitando as contaminações do solo, do ar e da água do Município.
“O Aterro Sanitário de Frutal tem sido alvo de preocupação dos ambientalistas, que cobram a sua real funcionalidade, a gestão correta de resíduos sólidos, que diminua os impactos ao meio ambiente. Esperamos que nossos gestores busquem soluções para os problemas gerados pelo Aterro Sanitário de Frutal”, concluiu a vereadora.